terça-feira, abril 03, 2007

Terei ouvido bem?


Lisboa tem melhor qualidade de vida que Nova Iorque!
Não conheço Nova Iorque, sei que existe, já vi fotos, já vi em filmes, mas estar lá, ver com os meus olhos, nunca!
Todos os dias vejo Lisboa, conheço-a, sei onde está, e posso observá-la sempre que quero, basta descansar do trabalho e olhar pela janela! Mas confesso, que não me importava nada que fosse um bocadinho melhor...

10 Comments:

At 1:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

bem... no passado foi Roma... no nosso tempo, capital do mundo é Nova York. Não dá pra comparar, mesmo que outras cidades tenham melhores indicadores. Lisboa me atrai... e o Porto, do meu avô... Mas são cidades de outro tipo, expressam um país, uma região.
Comi pudim de pão, uma das coisas mais modestas da culinária mineira, na sofisticada Trump Tower... comi salada de caranguejos no Pier 21, a 6 dólares a libra... passei horas na Strand Books, com seus milhares de metros de estantes de livros usados... fui à Africa, sem sair do Museu de História Natural...e olha que ainda não estava completo o Planetário... e o Moma?, o Metropolitan, o museu do Design o Crafts Museum. O Guggenheim, do FLW... e o Central Park, que projeto estupendo! E os espaços públicos, grandes e pequenos, em meio aos edifícios? A estufa da IBM... o Rockfeller Center, com seus shows e exposições na rua... o sorvete da Serendipity... os bares da Amsterdan av, às 5 da tarde... a ponte do Brooklin... Dustin Hoffman passa fazendo exercícios, e é tão casual que ,al o encaramos...
Olha Rita: Nova York pode ocupar um lugar no seu coração, sem que seja preciso retirar Lisboa.

 
At 1:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

na foto que vc mostra, tirada do alto do Empire State, a Quinta av. está logo no centro, um pouco à direita...dá pra ver o edifício mais alto do Rockfeller Center, lá no fundo, com um discreto escalonado da fachada... à avenida é Norte Sul, à direita o East side, `a esquerda o West side...
olhando pra trás, vc veria o WTC... se vc fosse a Mulher Maravilha, me veria, milhares de quilometros ao sul.

 
At 1:00 da tarde, Blogger Unknown said...

Mas estavamos a falar da qualidade de vida, o que implica poluição, stress, tempo, etc.
Uma coisa é diferente da outra.

Mas, já que o Sérgio Mac se deu a tanto trabalho, vou referir o que Lisboa tem que NY nunca terá:

Fabulosas ratoeiras para peões, com lioz descalssificado e torto. Crateras nas estradas que implicam um constante rally e que torna os portugueses aptos a guiar em qq parte do mundo. Domingos maravilhosos com 80% da população a frequentar os centros comerciais, o que permite que haja lugar nas esplanadas e cafés da cidade.
Cocó de cão nas ruas, para nos lembrar que é um luxo ter wc em casa e viver felizes com isso.
Taxistas mal educados, o que faz com que possamos gritar também e aliviar o stress. Velhotes que teimam em atravessar a estrada fora das passadeiras, o que demonstra gozo pelo risco e eterna juventude.

Mais?

 
At 3:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

mas a qualidade de vida não é só uma questão de saúde... tudo que o xá falou é sinal de que para vivermos em comunidade, é preciso adotar outras atitudes. Pra que as cidades tenham vigor, o coletivo e o público devem ser negociados com o privado... mesmo a liberdade de construir centros comerciais deve ser controlada, pois eles destroem o comércio de rua e as relações que vem daí.
Nova York não tem centros comerciais importantes... as ruas são intensamente utilizadas por todos. Cidades como Lisboa e a minha Belo Horizonte, são reflexo do contrato social entre os grupos e do grau de participação da população. Nos 60's a população de NY impediu a destruição de alguns bairros antigos para a melhoria do sistema viário... aqui, o automóvel ainda é um deus.

 
At 3:29 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Qualidade de vida
Não sei quais os parâmetros usadas para classificar as cidades,... mas decerto que Lisboa tem menos poluição que New York, já que é mais pequena! Em relação à confusão, acredito que New York seja um bocadinho pior!

Sérgio eu não disse que tinha retirado uma para por outra no coração! Primeiro tenho uma certa alergia a cidades,... e todo esse enquanto que o Sérgio mostrou por New York, também já o tive por Lisboa, quando a vinha apenas visitar,... desde que estou em Lisboa tenho perdido o encanto aos poucos,... e ja não vejo esta cidade como via. Contudo e ao contrário do que o meu amigo Xá disse, Lisboa é uma cidade rica, rica em História, em memórias, em luminosidade, em cor, em cultura, nós é que não tiramos partido disso. Quem desce do Castelo até à Baixa e sobe para o Bairro Alto fez um percurso riquissimo e que dá a Lisboa um valor que muitas outras cidades não têm,... percebe-se como a cidade cresceu, que hábitos tinham as pessoas, percebe-se o que nós Portugueses já fomos e já tivemos,... e não são todas as cidades que podem caminhar junto a um rio como o Tejo..., poderia apontar umas 1000 razões (exageradamente) para dizer bem de Lisboa, porque é uma cidade única, a qual temos estragado.
A minha paixão pelas cidades perde-se quando estou muito tempo sem ver as estrelas e sem ouvir os passarinhos, ou o Galo ás 4 da manhã,... o que posso fazer? nada...

 
At 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é o que farei nos feriados da Semana Santa: Catas Altas... céu de estrelas, fogão a lenha e cachoeiras.

"e a cidade...chamam-lhe Lisboa mas é só o rio que é verdade..."

 
At 2:50 da manhã, Blogger Unknown said...

Ó Sérgio, a minha resposta foi jocosa...

Lisboa é, certamente, a melhor cidade do mundo.
Depois de Londres, Barcelona, Madrid, Paris, Dublin, Berlim, Bona, Amsterdam e nunca mais saía daqui.

Tem luz especial? pois tem.
Mas tem portugueses.
E a luz esvai-se.

 
At 11:12 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Porque é que Lisboa é a melhor cidade a seguir ás outras?

As cidades são feitas pelos cidadãos! Parece-me que até és Lisboeta, e português! Serás um problema para a Luz? :P

 
At 11:17 da manhã, Blogger Unknown said...

às vezes até sou. Há dias...

 
At 11:25 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

estava a meter-me contigo! ;)

 

Enviar um comentário

<< Home