quinta-feira, fevereiro 09, 2006

" A peso de Ouro "

O Mullah Dadullah, chefe talibã, oferece uma recompensa de 100 quilogramas de ouro a quem matar o autor das caricaturas de Maomé. Bem, pelo que tenho lido, são doze caricaturas de cartoonistas diferentes, mas ele só tem interesse em mandar matar um! Sendo assim pergunto-me se não haverá segundos interesses nesta situação?!

De certo que os cartoonistas vivem aterrorizados com a situação, foram eles que pediram que não publicassem uma segunda vez, mas tal não foi ouvido pela imprensa Internacional. Porquê? … Não consigo responder!
Mas a verdade é que a situação está a piorar, onze mortos desde sexta-feira, e o pagamento a peso de Ouro pela cabeça do cartoonista, e também cinco quilos de ouro a quem matar um soldado dinamarquês, norueguês ou alemão.
A publicação, a 30 de Setembro pelo diário dinamarquês Jyllands-Posten, de 12 caricaturas satíricas de Maomé, reproduzidas desde essa data por outros jornais europeus, enfureceu os muçulmanos de todo o mundo.
Mas volto a perguntar se esta situação não está a ser um jogo de interesses? Não haverá outro tipo de culpados que não conseguimos vislumbrar à primeira vista?! Os actos de terrorismo são sempre condenáveis, …, mas neste momento a situação é demasiado exagerada …

1 Comments:

At 10:47 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Os interesses orientais já todos percebemos, mas o que eu pergunto é se no mundo Ocidental não haverá interesse que se desenvolva todas estas polémicas?!
Face ás caricaturas do Papa e de Jesus Cristo,nós sabemos que a religião Cristã nem sempre reagiu com democracia,... actualmente fazem isso, mas é por essa razão (entre outras) que se distingue Mundo Ocidental de Mundo Oriental.
Os actos extremistas não são solução, e é algo que se deve condenar,... mas os ocidentais não estão impunes nesta situação.

 

Enviar um comentário

<< Home