terça-feira, fevereiro 07, 2006

"Cartoon"


Marcelo Rebelo de Sousa:

« ... todo o cuidado é pouco num tema passível de conflito por causa da liberdade de expressão.
Sem que isso signifique, da parte dos nossos princípios, cedência a coisas que são inaceitáveis, como estas actuações violentas muçulmanas e as ameaças correspondentes, mas também tirando as lições que é não dando espaço para que entre nós, por detrás da liberdade de imprensa, comece a surgir como natural e não como fonte de preocupações a xenofobia"


Estamos habituados a ouvir "em nome de ALÁ"..., mas agora também começamos a ouvir em "em nome da Liberdade de Expressão"!
Sendo assim não serão os dois lados condenáveis?

2 Comments:

At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não! Nunca!
Se defendessemos actos terroristas "em nome de Cristo" sim, seria condenavel! Mas o direito de expressão está presente em todas as religiões, para além de ser um bem fundamental da Democracia! Ala não manda matar, não manda tratar mal as mulheres... tudo isso é fruto de uma má e severa interpretação dos homens! Todos devemos ser livres... a liberdade de expressão é o começo dessa liberdade!

 
At 10:44 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Como é óbvio ninguém concorda com actos de terrorismo, muito menos quando as pessoas se desculpam em nome de Deus! Mas quando 12 simples desenhos levam ao resultado que se viu, e em seguida os próprios autores (que se encontram escondidos) tentaram com que não se publicasse mais, e não conseguiram porque muitos dos Jornais europeus publicaram, tendo como título "Em nome da Liberdade de Expressão",... levando a uma onda de violência maior, a qual levou a 6 mortos..., pergunto se também não é recriminável essa mesma atitude?! Não é a primeira saga de cartoons, mas sim a segunda como acto de vingança, que eu recrimino..., a verdade é que assinar "em nome da Liberdade de Expressão", quase que parece uma religião inviolável,... e um direito, também é um dever,... tenho sem dúvida direito a ser Livre, mas a minha Liberdade muitas vezes começa onde a de outros acaba,... e é nisso que se tem que ter cuidado,... Não se pode apoiar atitudes radicalistas e terroristas, sem dúvida, mas também temos que ter cuidado com a forma como usamos a nossa Liberdade.

 

Enviar um comentário

<< Home