quarta-feira, fevereiro 08, 2006

"Belmiro e a sua competência"


Hoje li no Blog de Gestão

Belmiro Mendes de Azevedo

"Nascido em 1938, casado e com 3 filhos.
Presidente dos Conselhos de Administração da EFANOR INVESTIMENTOS-SGPS, SA; SONAE-SGPS, SA; SONAE INDÚSTRIA-SGPS, SA e TABLEROS DE FIBRAS, SA (TAFISA).

1963 Engenheiro Químico - Industrial (UP)
1973 PMD Harvard
1985 Financial Program (Stanford)

Presidente e Membro de várias Associações e Conselhos Consultivos de Universidades Portuguesas. Director da Associação para a União Europeia e Monetária.

Belmiro de Azevedo é um empresário português que nasceu perto de Marco de Canavezes, em 1938. Apesar de actualmente ser um dos mais ricos do mundo, vem de uma família muito humilde. Com algumas dificuldades conseguiu ir para a Universidade e, em 1963, licenciou-se em Química Industrial, no Porto. Depois disso a sua vida começou a mudar... Para melhor.

Em 1973, especializou-se em Gestão de Empresas na Universidade de Harvard (EUA) e frequentou, na Universidade de Stanford, o "Financial Management Programme" (1985). Este curso foi muito importante para o seu currículo!

Nas vésperas do início da guerra colonial (em Angola) Belmiro de Azevedo começou a trabalhar na empresa Efanor, uma empresa de têxteis no Porto, de Manuel Pinto de Azevedo (que também era dono do jornal "Primeiro de Janeiro").

Em 1965, transferiu-se para a SONAE (Sociedade Nacional de Aglomerados e Estratificados), que na altura pertencia a Afonso Pinto de Magalhães.

Em 1985, tornou-se accionista maioritário do grupo SONAE, de que foi director de investigação e desenvolvimento (1965-1967), director-geral e administrador delegado (1967-1984), presidente da comissão executiva (1985-1988) e presidente da direcção (desde 1989).

Os anos 70 e 80 foram muito positivos para a SONAE. Por um lado por causa do 25 de Abril de 1974, por outro por causa do crescimento económico mundial. O que é certo é que gerou milhares de euros.

A SONAE cresceu gradualmente, dominando diversas áreas de negócio: dos hipermercados às telecomunicações, passando pelos aglomerados de madeira, de que é líder de mercado.

Em finais do anos 80, criou as condições para o surgimento do jornal "Público", que apesar de não se ter revelado um negócio ao nível do que estava habituado, se tornou um órgão de comunicação social de referência na sociedade portuguesa.

Os últimos anos foram marcados pela expansão internacional do grupo, nomeadamente pelos negócios realizados no Brasil, assegurando a presença em dezenas de países."



Não é uma questão de inveja, porque se tivesse o dinheiro de Belmiro de Azevedo, decerto que não saberia o que fazer com ele, mas fico a pensar quando leio no público que o investimento no negócio da PT envolve o equivalente a uma vez e meia o défice!!! Não consigo deixar de pensar: "Andam todos os Portugueses a pagar para baixar o défice, quando um simples Homem podia salvar o País",... mas pronto isto sou eu a querer demais...
Depois olho à minha volta e em tudo vejo o grupo SONAE, e todos os portugueses investem diariamente na riqueza do grupo SONAE..., então penso mais uma vez, se Belmiro saldasse a dívida portuguesa, seria um agradecimento que faria aos portugueses,... E assim teríamos mais dinheiro para investir no grupo SONAE, e depressa ele recuperava o agradecimento...
Mas estou simplesmente a sonhar alto ... bastante alto ...

8 Comments:

At 1:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não posso deixar de discordar! A grande fortuna do Belmiro foi conseguida por mérito! Ele não era mais rico do que a maior parte dos portuguêses quando começou a investir, quando teve coragem de aceitar esse risco! Quantos de nos têm essa coragem? Se me dizem que conseguiu muito com negocios fora da lei então eu respondo: alguem teve de ser corrupto e permitir que isso acontecesse...
Nao precisamos de um D. Sebasteão vestido com a pele do Belmiro! Precisamos de coragem para deixarmos de dizer mal dos outros e fazermos, cada um de nos, um pouco mais por Portugal!

 
At 2:51 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Bem! Eu gosto que discordem do que digo e do que escrevo, assim é útil para o meu crescimento enquanto pessoa!

O mérito do Belmiro ninguém o tira, não foi por acaso que o post tem o seu currículo! Mas a coragem que ele teve foi em investir para ele,..., posso estar enganada mas não conheço grandes investimentos da parte dele para fazer esse pouco por Portugal, como o pouco que tento fazer com o que tenho, assim como outras pessoas tentam fazer diariamente.

Eu falei dele, porque é também uma das pessoas que vejo a criticar Portugal mas não faz nada em contrário (pelo menos que eu conheça)...
por exemplo:
"Sou a favor do financiamento do aluno - através de um cheque educação, por exemplo - do que a instituição universitária. Isso é financiar um peso morto, deitar dinheiro para um buraco, sem saber depois como ele é gerido. Disse Belmiro de Azevedo numa entrevista ao Expresso, e concordo plenamente com ele, mas então que avance, que eu agradecia...,assim como muitas pessoas que tentam tirar um curso superior.

Enfim é claro que ele não poderia acabar com o défice,... mas pronto poderia ajudar na mudança que Portugal precisa. Com investimentos nas áreas tecnológicas, os quais até poderiam ser gratificantes para as empresas dele, e ao mesmo tempo para Portugal. Poderia criar o tal cheque de apoio aos alunos para as áreas que o grupo SONAE precisa,... e assim era um investimento para ele e ajudava a mudar um bocadinho o país. E deixava-se de criticar apenas. Mas também lhe dou o benefício da dúvida, uma pessoa não é má porque tem muito dinheiro e é verdade que dá muitos empregos a Portugal. Mas a ajuda que precisamos não é só essa.

BEijocas

 
At 6:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não discordo assim tanto, pois na essencia todas as pessoas deveriam ajudar de acordo com o que têm, pois os impostos são isso mesmo, e no caso de Belmiro ele não paga 1/10 do que devia devido á fuga para os off shores e fins. Não digo que pagasse a divida toda, mas que fizesse como eu e contribisse na justa medida.

 
At 11:30 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Pois Daniel, se todas as pessoas declarassem a verdade, provavelmente ajudariam em muito Portugal. Mas quanto mais se tem mais se quer, e apenas fazem lembrar o Tio Patinhas...

Beijinhos

 
At 11:01 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Desde já o meu agradecimento pela visita!
Quanto ao assunto em questão,... pois,... contra factos não há argumentos!
Tenho pena que aos poucos percamos o que temos de valor, e ninguém se aperceba disso.
Fez várias questões às quais não sei responder, mas ainda ponho mais uma no ar! A sonae não tinha uma parceria com os Espanhóis?
Este fim-de-semana vou ler a OPA com atenção,... e logo tirarei as minhas conclusões.

 
At 4:43 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Pois ai está! Recebes muito face ao trabalho que tens!? lol

Beijos

 
At 4:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Obrigado pela referência do artigo que postei no Blog de Gestão.

Gostei de visitar o teu blog.

 
At 5:44 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Espero ver-te mais vezes por aqui!

Obrigada...

 

Enviar um comentário

<< Home