segunda-feira, janeiro 05, 2009

Amália no Olympia

No passado sábado vi na RTP1 um programa de Fados com o nome "Amália no Olympia". O conceito do programa deixou-me algo apreensiva, porque reproduzir momentos únicos é um grande perigo!
Contudo, preconceitos à parte, dou os meus parabéns ao Ricardo Ribeiro, ao Camané e à Senhora da Noite, Celeste Rodrigues. Para mim, os que cantaram o verdadeiro Fado.

Mas a razão deste post é outra. O erro de Mariza. A um dado momento Mariza apresenta um grande músico, Joel Pina, da seguinte forma: "E Agora um dos protagonistas de todos os espectáculos de Amália, no Olympia, Joel Pina!" Ups! Asneira!
Amália Rodrigues foi, pela primeira vez, ao Olympia em 1957, voltando em 1959 e 1960 com os mesmos músicos, Domingos Camarinha e Santos Moreira. Joel Pina aparece, apenas, em 1967 com Raul Nery, Fontes Rocha e Castro Mota. [1] Penso que Mariza tem que ter cuidado com as coisas que diz e afirma, visto que a sua posição actual dá-lhe responsabilidades no Fado e na música Portuguesa. E, apenas deveremos afirmar o que temos certeza!
Joel Pina é um óptimo músico que particiou em quase todos os espectáculos que a Amália realizou no Olympia, mas não foi o único, e entre muitos, não nos podemos esquecer dos primeiros, Domingos Camarinha e Santos Moreira que, para além de serem óptimos músicos, acompanharam a saudosa Amália Rodrigues durante anos.

[1] SANTOS, Vítor Pavão dos Santos; "Amália, uma biografia"; Editorial Presença; Lisboa; Novembro 2005.

4 Comments:

At 5:24 da tarde, Blogger PreDatado said...

Escreveu quem sabe! Eu só posso falar do espectáculo, que só vi pela TV, como muito bonito.

 
At 6:41 da tarde, Blogger Lurdes said...

Nem mais...concordo plenamente, beijinho Ritinha

 
At 10:31 da tarde, Blogger Mr X said...

a rapariga anda um bocado perdida.. há que lhe dar algum tempo para reflectir sobre a vida.

 
At 5:36 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

PreDatado

Pois! Eu leio muito sobre Fado e tenho as minhas teorias sobre a evolução do Fado e da Cultura Portuguesa! Acho, inclusive, que os Fadistas pecam por saber pouco sobre o assunto! Daí ter apontado o dedo à Mariza, porque Ela tem obrigações e ter cuidado com as afirmações é um delas!
Sinceramente, não gostei e achei mal organizado, não teve uma estrutura interessante! Mas é a minha opinião, e vale o que vale!

Lurdes
Obrigadita pela visita! Já reparei que passou a ser uma visitante assidua do meu blog. Obrigada! Beijinhos ao meu Viola do Fado Português! ;)

Mr.X
Pois! Será que consegue? lol

 

Enviar um comentário

<< Home