quarta-feira, maio 20, 2009

Construção Sustentável!



"Porque o amanhã também existe" é um dos lemas da Sustentabilidade. Sustentabilidade essa, que levou ao aproveitamento dos recursos renováveis. Contudo, sou e afirmo-me como céptica em relação ao tema, visto que ainda hoje tenho dúvidas que o aproveitamento é tão sustentável assim. Afinal, destruímos imensas coisas para construirmos barragens, parques eólicos, entre outras construções.

Toyo Ito projectou este estádio na Tailândia, o qual tira partido da incidência solar. Todo ele, desenhado a pensar no rendimento energético, é revestido por painéis fotovoltaícos. Isto leva-me a questionar se Portugal está a ir no rumo certo?! Questiono-me se não temos edifícios que poderiam ser contemplados por isso, ou se as obras públicas não poderiam ter sistemas construtivos sustentáveis aliados na sua construção???

Acho que não aproveitamos o nosso maior bem, o Sol. E em nome da sustentabilidade continuamos a destruir!

4 Comments:

At 6:15 da tarde, Anonymous Osvaldo Lucas said...

Qual será a razão porque não se aplica, em áreas significativas (seja em telhados, no meio do mato, etc) painéis solares fotovoltaicos?

Talvez porque "Não obstante, seguindo uma análise convencional que não considere os benefícios adicionais, estima-se que o custo da electricidade produzida por um sistema de pequena dimensão (3 kWp), nas condições de insolação portuguesas, oscile entre 0,27 euros/kWh (kilowatt hora) e 0,40 euros/kWh. Estes valores consideram um período de amortização de 15 anos e um sistema optimamente orientado ao sol."
"O actual enquadramento de promoção de energias renováveis em
Portugal consubstancia-se essencialmente em dois tipos de incentivos financeiros, à produção e ao investimento. No que respeita aos sistemas fotovoltaicos, o incentivo à produção de aproximadamente 0,5 euros/kWh (no regime de produtor independente para sistemas com
potência inferior a 5 kWp) é sem dúvida atraente(...)"
in http://in3.dem.ist.utl.pt/downloads/press/pub20031229.pdf

De notar que o que pagamos à EDP anda à volta de 0,10 euros / kWh, mas aos produtores de energia fotovoltaica a EDP paga cerca de 0,65 euros/kWh (o texto diz 0,50 euros, devo estar desactualizado, mas a conclusão é a mesma).

Deixo à Rita a escolha entre as barragens, a queima em centrais, ou o nuclear ... :)

 
At 2:54 da tarde, Anonymous Osvaldo Lucas said...

OFF-TOPIC

Não sei se poderá interessar:
http://www.europanportugal.pt/

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=30809&idSeccao=420&Action=noticia

Localização da Escola Camões:
39°27'33.52"N 8°28'59.77"W

 
At 6:04 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Então e porque existe actualmente apoio do governo para a colocação de painéis solares nas novas moradias?

www.paineissolares.gov.pt

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Paineís solares são para aquecimento, não para a produção de electricidade (painéis fotovoltaicos!).

De qualquer modo, "quase ninguém" pegava na ideia de fazer aquecimento via painéis solares, de tal modo que o Estado, para "baixar o consumo de CO2 (será???)" se vê "obrigado" a subsidiar em 50% o valor de aquisição, e mesmo assim, duvido muito que muita gente pegue na ideia, a não ser em casas construídas de raíz ou facilemnte adaptáveis a alterações na canalização, acesso aos telhados, inclinação solar, etc... é preciso fazer muito bem as contas...

Osvaldo Lucas

 

Enviar um comentário

<< Home