sexta-feira, abril 07, 2006

Saúde

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, e por ironia ou não, é o Dia em que se fala dos novos maços de Tabaco, ou melhor, das imagens que os mesmos passarão a trazer.
Ora, todos os dias aumenta o número de doentes crónicos do foro respiratório, e metade dos fumadores regulares vão morrer na sequência de doenças causadas pelo tabaco. Também sabemos que o Tabaco é altamente cancerígeno, que os adolescentes começam a fumar cada vez mais novos, … e que as doenças respiratórias aumentam a passos largos.

Eu não sou fumador, por isso, os maços tabaco trazerem imagens ou não é indiferente! Mas é isso que vai levar os fumadores a deixarem de fumar? Também não sou totalmente contra a colocação de imagens, … mas as mesmas deviam fazer parte de uma campanha de sensibilização, uma campanha que mostrasse aos fumadores e potenciais fumadores os vários caminhos que podem seguir (se assim o entenderem) … Possivelmente a reacção dos fumadores será a mesma que a minha, aquando olhar para as ditas imagens “e?”, onde é que isto leva?
Não acredito que as imagens levem pessoas a deixar de fumar, por muito horripilante que sejam! Por outro lado, depressa se escondem as imagens!

É necessário alertar e sensibilizar, mas tem que ser algo bem pensado e estruturado…