quarta-feira, janeiro 14, 2009

0 em 2050?

Se a humanidade quiser evitar os efeitos catastróficos das alterações climáticas deve ter emissões de dióxido de carbono (CO2) próximas do zero até 2050 e “negativas” depois disso, alertou ontem o Worldwatch Institute.

É assim que começa a notícia no Jornal "O Público".
É uma preocupação mundial o estado do planeta e a sua qualidade ambiental, e as alterações das quais somos culpados. Sou uma curiosa da matéria, e sou porque se há coisa que me dá prazer é dar um passeio no meio da natureza. Questiono-me muitas vezes como será o mundo sem os pequenos paraísos onde estou habituada a passear.

Contudo, preciso de perceber qual a medida para chegar a essa meta!
Segundo a minha ignorância, e sendo quase uma leiga na matéria, pretendem dizimar os Seres vivos do planeta?????
É que o Ser Humano também emite CO2, e não é tão pouco quanto isso, certo?
Vamos fazer o quê? Acabar com a Raça Humana? Para chegar a 0 ...

3 Comments:

At 2:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é preciso acabar com a raça humana.
Basta que a população mundial tenha UM filho por casal. A Europa vai no bom caminho, mas há alguns países a estragar a média...
http://www.breathingearth.net/ (não tenho a certeza se está funcional)

Não será por causa do CO2, as poluições comezinhas são muito mais perigosas (esgotos, plásticos, pilhas, etc, etc) e se a poplação se reduzir para aí para um quarto da actual a Natureza terá mais facilidade em auto-regenerar-se.

No entanto a informação dada, via Público, é óbvia. Assumindo que as projecções do IPCC estão correctas (argh!), o CO2 aumentará sempre, mesmo com redução de emissões, face a 1990, de 20, 30 ou 50%. Ou seja, se entrarmos num "forno" (o chamado Point of No Return/Tipping Point) não fará grande diferença se for em 2060, ou 2080...!
E, como é óbvio, qualquer país que ignore qualquer coisa semelhante a Qioto, ou seja desenvolva a sua indústria/economia baseada na energia barata (=fóssil) terá vantagens face aos, bem comportados, mas cada vez mais pobres (ou menos ricos, como se queira). E Canadás, Norte da Rússia, e outros lugares frios não terão grande interesse em manter o planeta tal como está. Se a temperatura subisse alguns graus já se viu o que poupariam em aquecimento?

Sugestão de leituras climáticas:
Climate Audit
Mitos Climáticos
Whats Up With That

 
At 6:08 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Eu sei que não é preciso acabar com a Raça Humana! Estava a tentar ser irónica, não tenho muito jeito para a ironia, mas tentei! :D
De qualquer forma, não deixa de ser caricato, porque reduzir até aos níveis 0 é quase uma utopia, porque a Europa pode ir no bom caminho, e o resto do mundo (quer por sinal é onde há mais habitantes por m2)? Acha que é possível?

 
At 9:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Podemos passar ao tratamento por "tu", sff?
A densidade populacional do resto do mundo não é (creio) maior do que na Europa, embora existam lugares superpovoados (India, China e outros) e lugares quase despovoados (centro da Austrália, Norte da Rússia, Alasca, etc.

A Europa vai no bom caminho em termos de redução da população! No que toca ao CO2 estou-me nas tintas :)
No entanto vozes se alevantam com medo de crises económicas, desemprego, perda de rendimentos, "falência da segurança social" e outras que tais. Sinceramente, menos pessoas serão mais recursos "não perenes" (habitação, outros bens de uso duradouro) disponíveis per capita! Ou seja, podemos ter nível de vida semelhante ou melhor mesmo ganhando menos, e de preferência mais bem distribuído... agora experimenta propor aos arquitectos que trabalhem apenas 6 horas por dia, com dimuniuição de 1/4 dos ordenados/rendimentos com o fim de que aumentem em aprox: 1/4 as necessidades de mão de obra...

 

Enviar um comentário

<< Home