quarta-feira, janeiro 16, 2008

Paisagens Ecológicas?




6 Comments:

At 6:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Prefiro as barragens 1000x, ou as eólicas 10x...

Não conheço muito bem este tipo de produção de energia eléctrica usando aquecimento. Deve ser ainda pior, em termos de rentabilidade, do que a fotovoltaica. Sobre a fotovoltaica, creio que quando conseguir ter performances a um nível aceitável teremos possivelmente o aproveitamento dos telhados e similares antes de inundar-mos os campos com plantações de painéis.
Bom, os campos com plantações de milho ou eucaliptos também não são particularmente agradáveis.

 
At 9:16 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Caro Osvaldo

Pelo que percebi dos desenhos técnicos e das explicações do sistema, penso que é necessário uma quantidade significativa destes painéis para ter rentabilidade e eficiência energética para uma construção de pequenas dimensões, tipo moradia unifamiliar. Por isso as minhas reticências face às possíveis paisagens ecológicas!
Preferir barragens ou eólicas, como já deve ter notado, tenho as minhas reticências..., porque acho que a nossa estratégia (a nível energético) está apenas a adiar um problema,..., e passamos o tempo a destruir as paisagens que temos, a enche-las de tudo o que possa tirar partido dos recursos naturais, apenas para não aborrecer ninguém com a possibilidade de energia nuclear! As barragens não são apenas elementos negativos, claro que temos que prever o futuro, fazer reservas de água para eventual escassez, mas, mais uma vez, não o fazemos da melhor forma, não o fazemos de uma forma tratável, ou seja, a maioria das barragens nem servem para se tomar banho!

Estou a frequentar o Mestrado em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos, e estou a direccionar a minha dissertação para o impacto que o plano energético português tem e poderá ter no património, Património não apenas construído, Património Natural e Cultural. Racionalmente, não posso tornar a tese numa questão sentimental, e daí a colocação de muitos destes posts.
E gosto imenso de aprender consigo,..., pois vê o mundo de uma perspectiva diferente da minha!
:)))))))))))))))))))))))))

 
At 1:46 da manhã, Blogger Rui Coelho said...

Quando era mais novo achava que no Futuro iria ser espectacular. Carros que poderiam voar, telefones em seria pssível ver as pessoas do outro lado, robots por todo o lado, painéis solares, eólicas, etc. Mas hoje, ao contrário de 99% das pessoas que ainda acham que o futuro poderá ser assim, sei que este tipo de energias não trazem só vantagens. Será que as pessoas não conseguem ver isso? À custa da suposta produção zero de CO2 com este tipo de fontes de energia, ignora-se por completo as desvantagens ambientais e por incrível que pareça até as desvantagens económicas. Será que as pessoas têm a mínima noção do rendimento dos painéis solares ou da área necessária para abastecer por exemplo uma cidade? Para além disso será que pensam que estes equipamentos não eternos e que não têm custos ambientais e energéticos para os contruir e desmantelar?! Países como Portugal, quero ver como é que vão competir no futuro com outra economias que usam outras fontes energéticas mais baratas, como o nuclear ou combustíveis fósseis (enquanto durarem...) Mas pior que isso, vamos cobrir as nossas Serras e campos com "ventoínhas" e material reflector, massacrando a flora e flauna. Enquanto que por exemplo a França provavelmente ainda conseguirá ter locais com vida selvagem. E isto é uma pena, sendo a Península Ibéria por enquanto tão rica em biodiversidade... A juntar a isto os outros crimes ambientais, receio que o futuro não será assim tão interessante como imaginava...

 
At 1:42 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Oh Rui, enquanto reinar a hipocrisia nada feito!
Sou apologista da energia nuclear, e custa-me ver a aversão que a maioria das pessoas têm, não percebendo que têm 3 centrais encostadas à fronteira , mas essa fronteira não é física, e chateia-me que pensem nela como tal!
Esta fúria da eficiência energética serve apenas para adiar um problema,..., o pior são as desvantagens que isso trás!

 
At 1:16 da manhã, Blogger Rui Coelho said...

Pior. Acho que a maior parte das pessoas nem sonha que existe um reactor nuclear em Sacavém. E será que as normas de seguranças aí implementadas são as mesmas do que nos reactores dos países produtores de energia nuclear?!

 
At 7:19 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Eu costumo pairar por perto do reactor, e não me incomoda nada que esteja mesmo ali, mas a segurança é apertada, e quase que passa despercebido!
Contudo o reactor não é uma coisa nova em Portugal!
Energia nuclear? E porque não?

 

Enviar um comentário

<< Home