quarta-feira, janeiro 16, 2008

Adeus sacos de plástico!


Quando as grandes superfícies comercias começaram a cobrar o preço dos sacos de plástico, o português achou mal, ficou indignado! Mas trata-se de uma tentativa de diminuir o consumo de plástico, visto não ser biodegradável, e demorar milhões de anos a desaparecer do planeta! Contudo, ainda conseguimos ir a alguns supermercados fazer as compritas sem pagar pelos sacos,..., mas a maioria são degradáveis.
Na China e em Israel foram mais radicais! Abolição total de sacos de plástico gratuitos! Ou pagam, ou reutilizam os que têm em casa ou levam outro tipo de saco! Não há toneladas de sacos oferecidos!
Contudo tenho as minhas dúvidas que ajude a diminuição de plástico no planeta!

5 Comments:

At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pagamos sempre o preço dos sacos de plástico! Ninguém oferece nada a ninguém!!!

Estive a procurar qualquer coisa sobre plásticos recicláveis, p.e. http://www.resbrasil.com.br/release.htm e basicamente são adicionadas substãncias que não permitem que as cadeias poliméricas de etileno ou outros não fiquem tão grandes, reduzindo o tempo de degrabilidade.
Creio que também terão importância nas caracteríticas fisicas do saco, p.e. menor resistência ao peso, mas tenho de investigar melhor este assunto da biodegrabilidade.
Porque os sacos de plástico comuns são biodegradáveis, apenas demoram um pouco mais do que o desejável...

 
At 11:05 da tarde, Blogger Rui Coelho said...

As pessoas até podem não concordar com mais taxas. Mas o que é certo, é que no Pingo Doce ou no LIDL não se vê as pessoas a levarem para casa um saco por cada artigo comprado. Sempre que posso, nunca levo sacos. Na caixa coloco os artigos novamente no carrinho de compras e quando chego ao meu carro é que encho sacos reutilizáveis.
Por isso acho muito bem que se apliquem taxas aos sacos de plástico e até deveriam ser bem altas independentemente para quem fosse o dinheiro. Pelo menos evitava-se certos espectáculos deprimentes um muitos locais das cidades.

 
At 9:55 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Osvaldo
Concordo plenamente com o que diz!
Sempre que posso levo a minha mochila, é prático (desde que o segurança não me coloque selos dos fechos)!
O problema do plástico não se resume aos sacos de plástico, infelizmente! De repente tudo se transformou em plástico, por exemplo na floricultura deixou-se de usar vasos de barro (eu sei que são mais pesados)!
O problema do plástico é apenas esse, os anos necessários para que desapareça!

Rui
Acho a tua ideia interessante! E quem não tem carro?

 
At 3:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Recomendo dar uma vista de olhos a manuelrrocha.blogspot.com onde são aflorados alguns problemas como a poluição, a reciclagem, o consumo, etc, etc em post recentes.

 
At 10:26 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Obrigada!
:)))))))))))))))))))

 

Enviar um comentário

<< Home