terça-feira, outubro 23, 2007

A propósito do Darfur!

"...Está a dizer que o governo é totalmente corrupto. Nunca o pus em dúvida. A população está a morrer com Sida, o país está na bancarrota, não há um único aspecto, do turismo à vida selvagem, à educação, aos transportes, à assistência, às comunicações, que não esteja a cair aos bocados devido à fraude, incompetência e negligência. Muito bem observado! Os ministros e os funcionários estão a desviar camiões cheios de comida e produtos farmacêuticos destinados aos refugiados que morrem de fome, por vezes com a conivência dos próprios funcionários das agências de auxílio, diz você! Claro que estão!..."



Isto é um excerto do livro "O Fiel Jardineiro" de John Le Carré,..., o qual tem sido o meu livro de cabeceira.
A situação descrita não é muito diferente do que se passa em Darfur, ou por toda a África, embora esta se passe no Quénia!
Desde dos meus 14 anos que muitas vezes me pergunto: "E porque não embarcar numa situação destas?"; "E porque não auxiliar quem precisa?"; "E porque não deixar um mundo completamente fútil e procurar algo mais enquanto Ser Humano?"..., mas a verdade é que o meu egoísmo nunca me deixou ir! Nunca deixei as minhas coisinhas para ir ajudar quem precisa, nunca abdiquei da minha vida para ir ajudar a salvar a vida de outros! Nunca deixei o que me é mais fácil! E a isso só posso chamar egoísmo! Porque é o que todos nós, Seres Humanos e supostamente civilizados, somos, EGOÍSTAS! E é por actos simples como estes que chegamos aos actos extremistas que acontecem por toda a África! É por actos destes que mais de metade do mundo se está a borrifar para o resto..., e por isso que nos vamos degradando enquanto Seres Humanos!
Talvez um dia destes me decida a ir...