terça-feira, junho 19, 2007

Literatura de retrete!

É raro encontrar um Wc público com a porta limpa! Estranho é, que quanto mais nos encontramos na periferia das cidades, mais literatura de retrete encontramos! Não consigo perceber o que leva as pessoas a escreverem nas portas dos WC. Será a cor das portas monótona? Será que quem escreve tem necessidade de afirmação? Ou acreditam mesmo que tais mensagens terão efeito em alguma coisa?

1. Enquanto mulher, leio várias vezes " Amo-te não sei quantos..."??? Ora, se se trata de um WC feminino, a probabilidade de o respectivo ler a dita mensagem é quase nula, então o porquê de escrever uma mensagem para um interessado, se só mulheres irão ler??????

2. "Maria, Évora, 21 de Janeiro de 2007" Ok! Ficamos a saber, que Tu, Maria, de Évora, no dia 21 de Janeiro de 2007, estiveste num WC, a fazer o que ninguém faz por ti! E?

3. Anúncios de sexo gratuito...., não estarão colocados no local errado? No caso dos WC Femininos não percebo determinados anúncios, se as pessoas responsáveis pelos mesmos não fossem heterossexuais, até percebia a localização dos mesmos. Caso contrário não percebo!

4. As ofensas anónimas a um determinado grupo de pessoas de diferentes grupos, etnias, ou escolha sexual,..., ou seja Racismo gratuito! Possivelmente de pessoas que não conseguem afirmar, normalmente, que são racistas!

etc,...etc!

Não percebo!
Tenho receio que as portas dos WC públicos sejam o retrato da Cultura de um povo!
Não queria pensar que tudo o que aquelas portas retratam é verdadeiro!

10 Comments:

At 2:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

é a face privada, de alguns, vivida em público: um fetiche... mas é global.

 
At 2:21 da tarde, Blogger Unknown said...

Há livros sobre isto, inclusivé um que se intitula, se não estou em erro, poesia pública ou púdica... qq coisa assim.
Txts e frases retiradas dos WC.

Mas isto até em deu uma ideia... que tal pintar too o NOSSO wc com dizeres e bonecadas? hummmm

 
At 4:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O pior, como é o caso da minha cidade, é quando os "grafiteiros" fazem os edifícios se transformarem em portas de sanitários...

 
At 6:36 da tarde, Blogger Unknown said...

Por cá tb acontece.

 
At 1:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E por toda a parte a mesma coisa USA tambem e assim.
Cumpr.... meus

Manel G.

 
At 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isso merece um movimento internacional de protesto!

 
At 10:39 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Sérgio!
Tinha que ser mesmo um fetiche..., mas meio estranho! A verdade é que dá que pensar! Tal como a história dos Grafittis! Assuntos complicados e que dão pano para mangas!


Cá acontece e de que maneira...
Se fosses hoje ao Entroncamento tinhas um choque...
Em relação à literatura da retrete tenho que ir procurar, pois tenho curiosidade! Mas já tive oportunidade de ler exemplares dignos de moldura.

Manel G.
Sempre passou pelo Blog como prometeu, obrigada!
Eu calculo que seja igual em muitos locais, mas só posso falar de Portugal porque é o que conheço. Seria errado estar a deduzir o que quer que fosse dos outros países, porque não conheço a sua realidade!

 
At 12:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aqui em bELO hORIZONTE (!) o problema é tamanho que quando vou a outras cidades, acho-as limpas: Buenos Aires é uma delas.

 
At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A quadrinha abaixo, li num sanitário, quando eu tinha uns 12 anos. Achei tão genial que nunca esqueci:
" **** fora do vaso?
Porquê não **** dentro?
Tens a ** desregulada?
Ou o * fora de centro???"

kkkkkkkkk..........

 
At 5:43 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Pois...
O Caso que falei, o Entroncamento, é igual, a cidade está invadida por grafittis,..., durante muitos anos teve um grafitti num viaduto "fabuloso", digno de dizer que era Arte Urbana, o pior é que hoje está invadida pelos tags, pelos nomes, por coisas estranhas sem sentido e sem valor...

Os Wc têm o mesmo problema, e ao que parece em todo o lado, mas não deixa de ser preocupante... Não deixo de perguntar que tipo de sociedade estamos a formar....

 

Enviar um comentário

<< Home