quinta-feira, março 16, 2006

Sujar é bom...

Afinal as crianças do campo são mais saudáveis do que as da cidade! Quem diria?!

Ao que parece as crianças de hoje (principalmente as da cidade), frequentam espaços relativamente estéreis, o mais limpos possível... ao passo que antigamente (acontecendo ainda nas aldeias) as crianças brincavam na terra, com animais, com coisas de madeira e adquirindo, lentamente, a sua imunidade à medida que perdiam a imunidade adquirida da mãe. Ou seja as crianças urbanas não contactam com as bactérias, logo não criam imunidade às mesmas.

Sendo assim, se já ficava contente sempre que vou a casa e vejo os meus sobrinhos todos sujos de terra, ainda fico mais, de hoje em diante...
É por estas e por outras que aos Fim-de-Semana fujo da cidade...
É caso para dizer, sujem-se meus filhos, sujem-se...

4 Comments:

At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sim, Rita, é verdade...mas, que não se caia no oposto.
De facto ambientes estéreis não nos "dão" imunidade porque não contactamos com os agentes infecciosos. No entanto, isso não quer dizer que não se tenha que ter, na mesma, cuidados de higiéne.

Mas sim, é um facto que se verifica uma enorme diferença, no que refere à imunidade, quando temos crianças que vem para o JI e que sempre estiveram em casa. Nunca estiveram expostas.
Beijitos

 
At 12:53 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Educadora!
Como é óbvio a higiene é importante, e as crianças precisam de quem se preocupe com elas..., mas a verdade é que actualmente ha um excesso de zelo, e não deixam as crianças brincarem,... de forma a que criem as suas defesas!
Aqui em Lisboa, quantas vezes se ouve num parque, ou num dos poucos espaços verdes existentes, as mamãs e os papás a ralharem com filhos para não fazerem isto ou aquilo porque se vão sujar, ou porque se vão aleijar, etc...
A verdade é que toda a minha infância foi no campo, e caí, arranhei-me, sujei-me, e até posso garantir que, à noite quando a minha mãe me dava banho, demorava imenso tempo para tirar toda a sujidade que adquiria durante o dia... e aliás como tinha a paranóia de andar descalça, mesmo depois do banho a minha mãe obrigava-me a lavar os pés antes de ir para a cama, porque entre o banho e o cama não parava quieta e ficava com os pés muito engraçados,... (hábito que nunca perdi)...
Tenho os joelhos com bastante marcas..., mas fui e sou feliz, e descobrimos coisas por nós próprios, aprendemos a lidar com o que nos rodeia, descobrimos o mundo, e cada experiência era uma descoberta nova... e é isso que se está a perder... Até mesmo a morte descobri com a natureza e o campo, qd coloquei dentro de uma caixa de fósforos joaninhas e maios, e no outro dia eles não se mexiam...
Hoje as crianças são seres que acumulam informação e não questionam porque não experienciam...

Por isso é que fico feliz de ver os meus sobrinhos a brincarem com a terra, entre outras coisas...
BEijitos

 
At 4:09 da tarde, Blogger Pedro Nobre said...

Rita, nao sabia disso, mas se o estudo o indica, "concordo" contigo sujem-se, esta palavra faz-me lembrar algum detergente para lavar roupa....

 
At 4:25 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Pois Pedro!
Skip em acção! lol

Mas pronto a verdade é que todos nós temos que criar o nosso sistema imunitário!

BEijos

 

Enviar um comentário

<< Home