segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Desafio III - desvendado

Mas uma vez o nosso amigo Sabichão adivinhou...

"O Porto é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto (do qual é a sede de distrito), encontrando-se geograficamente inserida na Região Norte, mais concretamente na província de Douro Litoral. É usual designar por Grande Porto ao conjunto da cidade do Porto e seus concelhos vizinhos. Esta cidade possui uma área de cerca de 41,66 km², uma população de 263 131 habitantes (Census 2001), e uma densidade populacional de 6 337,4 hab/km².

No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade a cidade do Porto pertence à Grande Área Metropolitana do Porto, que é constituída pelos concelhos de Arouca, Espinho,Gondomar, Maia, Matosinhos,Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia, que no seu total contabiliza 1 260 679 habitantes, cobrindo uma área de 1574,2km².

O concelho do Porto, que corresponde exactamente à cidade, é constítuido por 15 freguesias. Este concelho é limitado a norte pelos municípios de Matosinhos e da Maia, a leste por Gondomar, a sul pelo Rio Douro, encontrando-se na outro margem o concelho de Vila Nova de Gaia, e a oeste pelo oceano Atlântico.

Não obstante a sua reduzida dimensão geográfica, o Porto é a segunda maior cidade do país, situada a pouco mais de 300 km da capital do país, Lisboa, na margem direita do Rio Douro.

Responsáveis pelos transportes públicos intra-urbanos e inter-urbanos são a STCP e a Metro do Porto.

Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "tripas à moda do Porto". Um outro prato típico desta cidade é a "francesinha", um prato que é inventado nos anos sessenta."
in Wikipédia

2 Comments:

At 11:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »

 
At 8:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! »

 

Enviar um comentário

<< Home