quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Crime Oculto...

Em pleno século XXI uma em cada cinco mulheres já sofreu de violência por parte do marido ou do namorado.
Raramente são as que comentam com quem quer que seja,... entram em silêncio,... vivem amarguradas, quase como vivessem entre a espada e a parede!
Este tipo de violência existe em todos os extractos sociais, em todas as idades, em qualquer religião! Mas principalmente falamos de mulheres,... as quais carregam no seu dia-a-dia sentimentos de impotência, culpa, terror, vergonha e medo,... esperando sempre que não se repita..., acabando muitas vezes por se tornar uma rotina.
Contudo a violência nem sempre é física, existe outra, a violência psicológica! Pessoas que perseguem os supostos amados, que acusam os outros de infidelidade quando não tem razões para tal, que se opõem a relações de amizade e até mesmo familiares, criticam em pequenas coisas, que obrigam a que se detalhe os gastos pessoais, que humilham perante terceiros, que destróem objectos de valor sentimental, chegando a haver, até, quem obrigue a copular quando não há vontade...
E mais uma vez o silêncio é aliado do sofrimento...

Pense, as pessoas raramente mudam...
Fale com alguém,... desabafe,... não se cale! Ninguém é objecto de ninguém! Somos Humanos com desejos e vontades próprias! E o amar passa por respeitar o outro...

Em Portugal a APAV (Associação Portuguesa de apoio à vítima) presta apoio e auxilia as vítimas, ouve e encaminha para uma solução. Se tiver dúvidas sobre o que fazer, ou se precisa de alguém que a(o) oiça contacte 707 200 077, do outro lado encontrará apoio, e se quiser uma solução para o problema a APAV ajudará a chegar à solução.
Lembre-se que o silêncio não ajuda, que ele é, muitas vezes, cúmplice dos actos de violência

Das cinzas renasce Fénix...