terça-feira, fevereiro 12, 2008

03 VERDE 2008


O homem é responsável por 90% dos incêndios florestais, directa ou indirectamente, que enviam milhões de toneladas de dióxido de carbono.
Mas somos responsáveis, principalmente, porque não fazemos prevenção.
Não deveria estar o estado a programar e a prever a situação que se aproxima, o Verão?
Não deveria de haver um plano Nacional para Incêndios, programada com antecedência?

Sei que é comum o Português ter espírito de desenrasca, mas nesta situação o desenrascar não ajuda e nem chega!

4 Comments:

At 1:24 da manhã, Blogger Rui Coelho said...

A curto prazo ninguém vai conseguir parar incêndios. Faça-se o que se fizer, vão ser as condições meteorológicas a ditar a área ardida em cada ano. Enquanto o interior do país continuar com áreas ininterruptas de monocultura de pinhal e eucaliptal o risco de incêndio é enorme. Mas o mais idiota nisto tudo é que se continua a permitir novas plantações, principalmente de eucaliptos. E nem sequer vale a pena denunciar situações ilegais, porque já fiz isso e nenhuma instituição se importou. Por isso não me admiro nada com festim dos noticiários no Verão...

 
At 2:10 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Fizemos e não resultou.
A economia dita a forma! Infelizmente.

 
At 6:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema � a estrutura fundi�ria.
Ningu�m sabe (os servi�os) que courela pertence a quem e muitas, mesmo muitas s�o ridicularmente pequenas.
Somos mais de um milh�o de propriet�rios, propriedades minusculas e no aproveitar � que est� o ganho (se se puder plantar 25/25 hectares planta-se. Deixar 50m n�o plantados ou com esp�cies tolerantes/resistentes a fogos em torno? Desperd�cio de dinheiro. Depois queixam-se)
N�o estou nada por dentro das ZIF mas espero que as que conseguirem vingar se o fogo l� nascer n�o passe de meia d�zia de hectares.

 
At 10:21 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Caro Osvaldo

Desta vez tenho que concordar! Somos milhões de proprietários que não se interessam minimamente pelas terras,..., E o desleixe ajuda a que os incêndios se propaguem com rapidez..., as ZIF poderiam ser uma solução, mas também não posso ter uma opinião muito concreta porque não estou por dentro do assunto

 

Enviar um comentário

<< Home