quinta-feira, dezembro 20, 2007

Discriminação!

Foi divulgado um estudo do ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) sobre as Escolas Básicas Portuguesas!
Resultado: Há discriminação nas Escolas, principalmente na grande Lisboa!
Há escolas que só aceitam génios,..., outras génios de determinado extracto social,..., e outras que aceitam todos os alunos mas que fazem a dita selecção no acto da constituição de turmas!

Ora!
A escola não deveria servir para educar, ou até mesmo para reeducar?
Fazer selecção não define grupos sociais?
Não estão determinadas escolas a criar estigma?
Onde está a pedagogia? A educação?
Não podemos ser todos super-estudantes, os que não conseguem não têm direito a uma educação igual aos que conseguem? Não têm direito ao mesmo ensinamento? Não têm direito à mesma qualidade de ensino?
Não posso dizer que tenha tido dificuldades de aprendizagem,..., mas nunca disse um não a quem tinha dificuldades. Não será bom para o crescimento conviver com pessoas diferentes?
Sinceramente, não percebo o que esta discriminação pode ter de bom!
Não estarão a formar pessoas excessivamente competitivas e egoístas?
Não estarão a criar guetos sociais?

Simplesmente, não entendo! Quando andei no ciclo e no secundário era prática criar uma turma dos grandes alunos. Felizmente que fui para a única turma de Artes que existia!

5 Comments:

At 6:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Esta é uma visão sectarista dos problemas.
Se virmos pelo prisma dos professores, tem lógica que, depois de passarem os primeiros anos do ensino a aturarem os alunos piores, agora que já estão confortavelmente na carreira e podem ter alunos bons e não problemáticos, está na altura de ganharem o que merecem(?).

 
At 11:35 da tarde, Blogger Rui Coelho said...

Pelo prisma dos alunos também pode haver algumas vantagens. Por exemplo: 2 ou 3 alunos mais fracos, poderão sentir-se deslocados e inferiorizados numa turma de génios e pelo contrário, os alunos muito bons numa turma de selvagens terão dificuldades em progredir. Portanto, se as turmas forem mais homogéneas, penso que será mais fácil adaptar os métodos de ensino a cada tipo de turma.
Claro está, não sei se são estes critérios que estão por de trás na constituição de turmas.

 
At 6:54 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Osvaldo
Acha mesmo que os bons alunos não são problemáticos?
Sectarista?
Quem faz as turmas? Não são os alunos , certo?
Parece-me que só existem turmas de selvagens se as fizerem assim?! Porque juntar os selvagens, para os tornar mais selvagens?
Eu vivi um caso de perto,não uma turma mas um grupo de estudantes universitários, e a separação funcionou,..., houve que tivesse uma mudança radical porque foi incluído noutro grupo, noutro ambiente!
Penso que fazer turmas de génios e turmas de selvagens só vai piorar as coisas! Mas trata-se da minha opinião e vale o que vale!

Rui
Fazer turmas de génios e selvagens não cria estigma?
Outra coisa! Achas mesmo que todos os professores se dariam ao trabalho de adaptar métodos? Achas mesmo que tentariam salvar uma turma de selvagens?

Afinal qual o objectivo de criar este tipo de turmas?

 
At 9:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rita
Era ironia...
Suponho que é a classe dos professores que faz o possível para ter o menos trabalho possível.
E há quantos mais anos lá se está mais poder há para "escolher" as turmas previamente selecionadas, selecção de alunos possivelmente feita por um acordo tácito/não declarado nas secretarias.
"Quem entra de novo paga o ovo"

Rui Coelho tem razão, alguns alunos são beneficiados, mas não o são conscientemente pois creio que não têm, ainda, voto na matéria - talvez por lobbies parentais? filhos de médicos, professores, etc?

PS - Não me peçam soluções... já tivemos p'raí umas dezenas de Ministros da Educação e ainda não conseguimos grandes avanços em termos de qualidade de ensino, embora a base (% da população com acesso à escolaridade obrigatória) seja cada vez maior.

 
At 1:59 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Não pedi uma solução!
Mas entendi que era a favor das super-turmas e das delinquente-turmas, daí a minha reacção!
Acho que esta divisão cada vez é mais notória, e as escolas começam, muitas delas, a ser escolas de elite!
Soluções também não as tenho, mas penso que este não é o caminho!

 

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