segunda-feira, janeiro 08, 2007

Geração do Plágio!

A geração de hoje está a tornar-se na Geração do Plágio, a geração do copy/paste.
Possivelmente, esta geração tornará as Bibliotecas em espaços devolutos, ou em espaços museus, onde se podem ver livros (aquelas coisas estranhas que serviram para ler e consultar, num passado distante, é claro!). A geração que transformará os livros em relíquias.
Mas não é isso o que preocupa mais, não é o cerne da questão! Esta geração (à qual não deixo de pertencer) é a que plagia trabalhos para a Faculdade, é a que compra trabalhos feitos, é a que toma tudo o que se diz como certo, a que não duvida, a que nem se dá ao trabalho de ler os trabalhos que compram e que entregam como seus!
Isto é preocupante! Porque deixamos de perceber que rumo leva a sociedade, deixamos de perceber que Homens e mulheres serão!
É preocupante quando deixamos de perceber que tipo de profissionais poderemos contar futuramente! E é mais preocupante quando esse futuro está muito perto!

6 Comments:

At 2:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rita: é preciso mudar os processos de ensino e aprendizado, bem como os métodos de avaliação. As pessoas que querem buscar outros modos de se aperfeiçoarem técnicamente e como seres humanos, devem ter a liberdade de fazê-lo, só não podemos continuar igualando a sua competência com aquela dos que buscam a sabedoria na história e na experiencia dos que os antecederam. Se querem ser diferentes, que o sejam, de fato.

E por falar em plágio: FELIZ ANO NÔVO!!!

 
At 2:49 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Sérgio desejo-lhe um Feliz Ano Novo, também!

Eu sei que há muita coisa tem que mudar no ensino,... a forma como se ensina, os métodos utilizados, os processos de avaliação, etc. Mas o problema não reside apenas nestes aspectos! Fico, sinceramente, muito preocupada, quando vejo alunos a copiarem trabalhos, a não se questionarem,... parece que tudo o que se diz são verdades eternas! Nem todos podem ser Doutores, mas o problema é que os que estão a tentar ser não se preocupam, nem sequer se importam se serão bons profissionais ou não,... e isso é preocupante! Como é que podemos confiar nos futuros profissionais?

 
At 12:03 da tarde, Blogger Unknown said...

Bom, é melhor calar-me.
Em relação a esta geração estudantil tenho as minhas ideias.
E em relação ao futuro do meu país, nem quero cá estar para ver.

 
At 12:14 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Então Xá, mas eu gostava que opinasses.

Afinal é sempre bom ouvir os mais experientes!

 
At 7:06 da tarde, Blogger Unknown said...

não tenho fé nesta geração nem nas que vêm.
E podem fazer artigos nos jornais sobre 27 jovens promissores.
O que acontece, e nada tendo a ver com o valor deles, passado uma semana ninguém se lembra do artigo, dos nomes e das promessas.
E é assim que Portugal está. Com P cada vez mais minúsculo.

 
At 10:06 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

e em mi9m tens fé? :P

 

Enviar um comentário

<< Home