segunda-feira, maio 08, 2006

Divórcio

A cada 33 segundos termina um casamento europeu! E onde ocorre esse acontecimento com mais frequência é num país pequeno, à beira-mar plantado, com cerca de 10 milhões de habitantes, ou seja, Portugal!
E porque é que, cada vez mais, há divórcios?

No meu estado civil, continua a palavra solteira, e penso que continuará durante algum tempo! Mas ao ler estas notícias assusto-me, não consigo perceber, nem encontrar explicação lógica! Depois olho para os meus pais e vejo 34 anos de matrimónio! E volto a pensar no que mudou,... porque neles continuo a ver nos seus olhares um terno e mútuo carinho!
Questiono, mas não encontro respostas!

Será que as pessoas deixaram de ter tempo para os outros? Para mim perdeu-se a tolerãncia e o diálogo continua a ser inexistente! Vejo, ao observar o que me rodeia, que as pessas começam uma relação sem pensar que o outro é diferente, e depois, em vez de se aceitar o que o outro é, tenta-se mudar para o que se gostava que outro fosse!

TEMPO, TOLERÂNCIA, DIÁLOGO e RESPEITO! Será que ainda existe?

9 Comments:

At 5:25 da tarde, Blogger Rita Inácio said...

Emiéle!
Em relação à percentagem dos divórcios, vi a notícia no Público e a qual não falava nesta percentagem que me indicou, obrigada!!! Como é normal por vezes tenho receio que um dia também faça parte dessa percentagem,... mas ainda acredito em contos cor-de-rosa ;)
E felizmente que é Primavera e vejo tantos casais nas ruas no Chiado a passearem,... Fico Feliz por isso.
Aproveitei a noticia para relembrar que ha valores que não podemos esquecer, e como a Emiéle disse, não os podemos esquecer nos amores, nas amizades, nas relações familiares, e nem na luta diária do ser Humano!

Agradeço-lhe por ter adicionado o "Memorandu" no Pópulo. Obrigada! Pelos elogios, é nesta altura que eu fico com um tomate em cada face :$
Agradeço-lho imenso!
Beijos da Rita

 
At 10:50 da tarde, Blogger Paulo Silva said...

Olá Rita...
Tempo,tolerância,diálogo e respeito
acredito que exista um pouco mas? se não existir amor de que serve tudo isso.
Boa semana.

 
At 12:33 da manhã, Blogger Helena Romão said...

Acredito que os divórcios possam estar a crescer em Portugal, mas não me parece que seja por haver menos amor e respeito. Acho que os casais que já tinham problemas têm os mesmos, e os que não tinham continuam a não ter.

O que acontece é que com a diminuição da influência da Igreja e da estigmatização dos casais divorciados (sobretudo das mulheres), as pessoas que dantes se davam mal mas continuavam casadas, agora decidem divorciar-se. O facto de as mulheres trabalharem cada vez mais e terem agora independência financeira também ajuda: já não precisam de ficar escravas de um casamento acabado só por não terem dinheiro.

O que há é mais Liberdade! E às vezes o divórcio é ele próprio uma questão de respeito.

Esses problemas de que falas no último parágrafo são de facto reais, mas sempre foram: só que depois da asneira (nesse caso) feita já não havia como remediar. Havia quem vivesse infelicíssimo a vida inteira e quem se resignasse e vivesse mais ou menos, mas sem procurar a felicidade.
Casais felizes também sempre houve e continua a haver, independentemente das assinaturas e da papelada.

 
At 10:38 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Paulo
Quando falo em casamentos, presumo que tenham casado por gostarem um do outro, por isso achar que é importante Tempo,tolerância,diálogo e respeito para com o outro, porque quando não há estes 4 componentes o Amor também esmorece, até que acaba! Na minha opinião, a pessoa com quem casamos (ou outra forma de união) não deve ser apenas aquela pessoa que mexe connosco, a pessoa que nos faz estar horas a pensar nela, mas deve ser um Amigo, alguém em quem sabemos que podemos confiar para tudo, alguém que estará ao nosso lado para o que der e vier!
O amor é importante, mas ele não subsiste sozinho se não houver Tempo,tolerância,diálogo e respeito!

Helena!
Concordo com tudo o que disse! Felizmente que as mulheres não têm que viver oprimidas por um casamento,... submissas a um homem,.. e que podem viver sozinhas se assim o entenderem! Ainda bem que os tempos mudaram! Mas eu pergunto: por vezes não exageramos no uso dessa mesma Liberdade? vejo pessoas a acabarem casamentos, namoros e afins por coisas tão ridiculas, coisas tão minimas, não seremos dignos de uma segunda oportunidade? errar não é algo bastante humano? é claro que há situações e situções,... e condeno quem parta para a violência, seja fisíca ou verbal! Eu vejo pessoas a chatiarem-se só porque têm hábitos diferentes, ou porque um gosta de ler e deixa os livros espalhados pela casa, e o outro não gosta de ver,... ou porque um gosta de queijo e o outro não! São coisas que se as pessoas quisessem resolvia-se...
Ainda bem que hoje há Liberdade, mas temo que essa Liberdade, levado ao extremo, leva a que as pessoas se tornem egoístas, e deixem de fazer cedências... porque, na minha opinião, é necessário haver cedências em qualquer tipo de relacionamento.

Vera
De nada!
Aparece mais vezes!
Adoro os teus poemas! Obrigada!

Beijos a todos

 
At 12:00 da tarde, Blogger Pedro Nobre said...

O divórcio,

um tema que dá que muito que falar e são muitas as razões que levam a tal... antigamente os casamentos duravam mais, mas pq será?

Nos novos tempos, onde eu, tu, vós vivemos existe pouca paciencia logo que surge uma discussão vai-se logo para o divorcio... tem que haver maior compreensão... mas se deixar de haver amor... e se continua junto com o nosso parceiro(a) só por comodismo não será muito bom... Num casamento, numa relação terá que haver muita compreensão, respeito, e a necessidade de motivar o mesmo... só se assim se consegue.

Um bom post.

 
At 12:29 da manhã, Blogger Helena Romão said...

Rita, tem razão na sua resposta, mas fica-me uma dúvida: se uma pessoa se dá ao trabalho (e custo) de se divorciar por razões aparentemente mesquinhas, não haverá por detrás uma razão real que é o desamor?

Eu nunca fui casada, e por isso isto é apenas especulação, mas custa-me a acreditar que duas pessoas que se amem muito se divorciem tão facilmente, por uma questão de gostos diferentes. Tem que haver uma razão realmente importante que as pessoas não queiram confessar.

Apesar de tudo, um divórcio também não é uma coisa simples: mesmo que já não se goste do outro, a separação dói sempre, e há a mudança de casa, a divisão das coisas, a questão dos filhos, os custos do processo... Custa-me acreditar que haja divórcios por razões demasiado mesquinhas.

 
At 10:55 da manhã, Blogger Rita Inácio said...

Pedro
Concordo com algumas das coisas que escreveste, penso que existe um certo comodismo que leva a que as pessoas deixem de gostar do outro!!! Porquê? Não sei responder...

Helena
Como a Helena também não fui casada, e se o serei só o futuro o dirá..., também não quero acreditar que as pessoas se chateiam por coisas mesquinhas, penso que quando isso acontece é´devido a um estado de saturação das próprias pessoas! O porquê?... também não sei, da minha parte trata-se pura especulação, também, proveniente da observação que faço ao que me rodeia! Penso que nós seres Humanos deixamos de conversar uns com os outros, deixamos de mostrar ao outro se as coisas estão bem ou estão mal, ... e depois são coisas insignificantes que levam à saturação, porque as mais sérias não tivemos coragem de conversar com a pessoa,... e resultado cada um vai para seu lado,... e decerto que não é fácil para ninguém, há sempre dor e mágoa para alguém!!!
Uma coisa, para mim, é certa,... as relações Humanas, cada vez mais, são difíceis,... não sei,... mas não queria acreditar ou admitir que a sociedade tem ganho algumas coisas, mas tem perdido alguns valores...

Simplesmente é um assunto que me inquieta...

Beijos

 
At 8:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! »

 
At 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! awning Page search engine positioning mali pay per click program Nfrared wireless headphones Company that is associated with patanol eye drops Standard process + canine supplements Slot machines for home Natural pain relief cat chevrolet window http://www.paintingappliances.info online games Polka dot designs stationery Gay hairy man Dog toys and bug-eyed critter Jdm low beam projector headlights Tv program recaps http://www.sportbottles.info Projeep roof rack Physical fitness for pilots

 

Enviar um comentário

<< Home