sexta-feira, maio 26, 2006

Desafio XIV - 7ª Foto

Que país é este? Onde grandes muralhas se erguem do mar até ao céu, protegendo as suas cidades...

Visita I - 3ª Foto

Cromeleque dos Almendres - Évora

quinta-feira, maio 25, 2006

“Olha o raminho da Espiga!”

Ao acordar, reparei, que através da vidraça, o sol batia no meu rosto, … iluminava-o com uma luz amarela sobre o travesseiro, a mesma luz que ficou no mesmo lugar aquando a minha ausência! Espreguicei-me, o mesmo gesto que é feito um pouco por todo o mundo, ao acordar!
Fiquei Feliz! Uma estranha felicidade fez-me sorrir, embora o extremo cansaço pelas poucas horas de sono. Como sempre, corri para apanhar o autocarro, e comecei mais um dia, supostamente, igual a todos os outros…
Cheguei à estação dos Comboios e lá estava a razão da minha Felicidade! No lugar dos usuais vendedores matinais, que apregoam “5 euros, é só 5 euros”, encontravam-se cestos com uma paleta de cores muito familiar. O lugar das camisolas, das malas, dos sapatos, estava invadido pelas espigas, pelos amarelos e pelo vermelho das papoilas, … e saudosamente pensei na minha Terra. Apanhei o comboio com o mesmo sorriso saudosista, … e cheguei à outra estação! Ao chegar, mais cestos, mais espigas, mais pregões, mais amarelos, mais vermelhos das papoilas, e uma certa voz que se destacava de todas as outras, e dos murmúrios da cidade! Uma criança, uma menina, que gritava mais alto que todos “Olha o raminho da espiga”, e como foi bom ouvir aquela voz! Regressei ao passado, lembrei-me de como neste dia, eu corria para o campo para fazer a mais bela espiga, senão a mais bela, a maior, e levá-la para a escola mostrando-a a toda a gente, …, mostrando que tinha tudo o que precisava para fazer uma espiga, … e que isso me fazia sorrir. Lembrei-me da minha Mãe, de como Ela, quando me esquecia do dia da Espiga, preparava cuidadosamente um raminho para eu ter e levar para a escola. Lembrei-me do meu Pai de como Ele sorria por, após mais um dia de trabalho, eu corria até ele, dava-lhe um beijo e lhe mostrava calorosamente o meu raminho. Lembrei-me do meu Tio, que continua e continuará a ser um menino, que apanha a espiga, que quando me vê, mesmo que já tenha passado dias, chama-me sempre “Rita, Rita Limão, tens que ir ver a minha espiga, … olha e apanhei um raminho para ti”. Lembrei-me da minha vida, da minha infância, do meu mundo, … dos meus momentos de menina.
Cheguei ao Chiado, local onde, actualmente, passo a maior parte do tempo, … e qual não foi o meu espanto quando vejo, por entre os característicos cinzentos da cidade, pequenos pontos amarelos, … eram mais espigas, mais cestos com as tradicionais espigas do dia da Ascensão! Fiquei tão Feliz, … Lisboa fora invadida pelas cores do meu Ribatejo, as cores que estou habituada a ver, o cheiro que sinto sempre que volto à terra, … o meu Ribatejo estava ali, em plena cidade, tão longe de mim, mas ao mesmo tempo tão perto, … nem que fosse a lembrança das papoilas que me habituei a ver pela janela do meu quarto, … ou do ramo de oliveira que partia para dar aos animais sem a minha mãe ver, … estava ali, em pleno Chiado o Ribatejo que me viu crescer, que fez a mulher que hoje Sou!

Sinto-me Feliz, e por isso revesti-me com as cores do meu Ribatejo, para sentir que estou em casa, sentir que estou no meu mundo, nas minhas cores, sentir o Cheiro da Terra, … daquele lugar que será sempre o meu Lugar!

quarta-feira, maio 24, 2006

Álcool?

Parece que houve admiração geral com a notícia "7 em cada 10 jovens bebem regularmente" e que a tendência para beber começa aos 13 anos (47%), isto quando é proibido vender bebidas a menores de 16 anos.
Contudo o que me preocupa mais não é o beber em si, mas pequenos comentários como o seguinte "Um gajo quando bebe, tem coragem para fazer tudo".

Desafio XIV - 6ª Foto

Que país é este? Onde cidades são construídas entre a água e o verde da vegetação, e em que os canhãos se erguem no alto para defender as mesmas cidades...

Visita I - 2ª Foto

Capela dos Ossos - Évora

Mau início...

Nunca gostei de bons inícios,... e talvez isto seja o meu incosciente a acreditar e a saber que são capazes de fazer melhor!
Força Portugal!

terça-feira, maio 23, 2006

Viagem I - 1ª Foto

Capela dos Ossos - Évora

Desafio XIV – 5ª Foto

Que país é este? Onde a terra se confunde com o Paraíso,... e o azul e o verde do mar nos prende o olhar...

De regresso...

De regresso está o meu corpo...
a minha alma...
o meu ser!

De regresso estão os meus desejos...
os meus sentidos...
os meus sonhos!

De regresso está a minha voz...
o meu olhar...
o meu saborear!

De regresso estão os meus passos,...
aqueles que vão e vêm,
sempre ao encontro de um não sei quê,...
sempre à procura de algo que não conheço!

De regresso estão os meus passos,...
Embora saiba que não são para ficar...
Rita Inácio 23/maio/2006

sexta-feira, maio 19, 2006

Desafio XIV – 4ª Foto

Que país é este? Onde a água azul e verde atravessa montes e vales…

A vaca fugiu!

Tanto falam da Cowpyright,… aquela que fugiu do campo pequeno, mesmo nas vésperas da inauguração da Praça!
Estranho que uma vaca, cujo peso ultrapassava os 400kg, foi levada por ”estranhos”…., e ninguém fez nada! Deixaram que a Vaca se fosse…
Contudo, e ao que parece, a Vaca apaixonou-se por um dos touros bravios das lides,… e como estava farta de fazer publicidade à copyright,… fugiu e foi em busca do seu “Touro Lindo”!

Espectáculo

Cedido pelo meu amigo Luigi…


Para quem tem dois amores e não sabe qual escolher…. FUSÃO!

quinta-feira, maio 18, 2006

Desafio XIV - 3ª Foto

Que país é este? Onde a verde vegetação esconde ligeiras quedas de água...

terça-feira, maio 16, 2006

Consequência

Na continuação do último post…
Nem sempre o Ser Humano escolhe o melhor caminho, … e a nossa relação com a Mãe – Natureza não é a de bons filhos, … e assim, começamos a ter a consequência dos nossos actos.
Nos últimos anos vemos nos noticiários várias reuniões, principalmente dos G8, com o objectivo de reduzir a emissão de gazes para a atmosfera, … falam, … aprovam mínimos, … estabelecem medidas, … mas a verdade é que a situação da atmosfera continua a piorar, … parece que nada é feito…
Surge agora mais uma notícia preocupante, o possível desaparecimento dos glaciares nas Montanhas Rwenzori, fronteira natural entre o Uganda e o Congo. Se nada mudar, quando eu tiver 48 anos, ou seja, em 2030, o glaciar de Rwenzori terá desaparecido. Há cem anos, o mesmo glaciar, tinha 6,48 km, hoje tem 1,04km…
Caminhamos, também, para um Árctico sem gelo…
Se estas situações vierem a constar-se significa que o Mundo se encontra numa situação dramática, para a qual, possivelmente, não está preparado, … porque não sabe o que lhe espera…
Por isso resta-nos preocuparmo-nos e ajudarmos a que tal fenómeno não venha a acontecer… afinal de contas faltam apenas 24 anos.

Cortiça

O mercado do plástico fez com que os outros mercados diminuíssem a sua produção, significativamente. Um dos mercados atingidos foi o da cortiça, estando mesmo em perigo de extinção.
Contudo, não há opções só com vantagens, e, ao que parece, esta opção tem mais desvantagens do que vantagens.

A cortiça permite o envelhecimento do vinho, visto que deixa o mesmo respirar, conservando as suas características organolépticas, ou seja, o sabor e o cheiro, para além de ter propriedades anti-cancerígenas aquando o contacto com o vinho.
Mas a maior vantagem da utilização da cortiça prende-se com questões ecológicas. A extracção da cortiça é realizada de nove em nove anos, este acto estimula o sobreiro a produzir mais cortiça, e o mesmo retêm maior quantidade de CO2. Está estimado que a extracção regular da cortiça anula a poluição de cerca de 185 mil automóveis.

Com tudo é difícil combater a invasão dos plásticos, … e penso que mais uma vez estamos a ir no caminho errado.

"Pensar Global e Agir Global"

"É preciso que o conhecido conceito de pensar global e agir local penetre mais efectivamente na economia portuguesa. Eu diria mesmo que, na situação em que o país se encontra, o lema deve ser ‘Pensar Global e Agir Global"
Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, in Público.

Confesso que estou um pouco baralhada...
Penso que o que o Presidente quererá dizer é que é necessário haver um pensamento global, para que a acção seja global, com a finalidade da economia se desenvolver. Certo? Só não percebi em que parte estou incluída!? O pensamento global abrange todas as classes sociais, ou só a acção é que é global?
Sinto-me perdida!

segunda-feira, maio 15, 2006

Desafio XIV - 2ª Foto

Que país é este? Onde a terra se abre e forma covas onde podemos caminhar..."

Memória Diária III

"As maternidades sem condições devem encerrar porque não podemos ter mulheres de primeira e mulheres de segunda"
Albino Aroso, PÚBLICO, 15-05-2006

Concordam?

sexta-feira, maio 12, 2006

Convento de Cristo

A Janela Manuelina, ou Janela do Capítulo, é um dos elementos do Convento de Cristo, em Tomar. Um convento que pertenceu à Ordem de Cristo e à Ordem dos Templários.
É notável as várias alterações que se realizaram ao longo dos séculos, visto que os vários elementos arquitectónicos do convento pertencem a movimentos distintos, sendo os mais significativos: o gótico, o manuelino e o maneirismo.
Um espaço histórico e cultural que foi classificado como Património Mundial da Unesco, em 1983.

Hoje foi anunciado, por parte da Ministra da Cultura Isabel Pires de Lima, um investimento de 1,1 milhões de euros em obras de restauro no Convento de Cristo, principalmente na Charola, na Sala do Capítulo, nos Claustros e no Arco do Triunfo. Este investimento faz parte de um programa de Recuperação do Convento de Cristo.

Desafio XIV - 1ª Foto

Que país é este? Onde a lua nos encanta, assim como a escuridão na noite, e o som do mar nos embala...

quinta-feira, maio 11, 2006

... Humor IV ...

... a melancolia invadiu o meu corpo, talvez sinta falta dos sonhos onde estiveste... talvez sinta falta de te ver ao longe, quando passo na estrada... talvez sinta falta de te vislumbrar na penumbra da noite... talvez sinta falta que me visites nos meus sonhos...

O meu Fado

Ternura, ilusão, são sentimentos
Que a minha vida deixa aqui plantado
Cada história, cada momento
Que o meu corpo tem aprisionado!

São Lágrimas o brilho dos meus olhos,
Murmúrios cada gesto dos meus lábios,
Sentimentos por cada palavra solta,
Em movimentos aqui transcritos!

E quando eu canto o meu Fado
Fecho os olhos e rezo,
E sinto o sorriso dos seus olhos

De meus Deus que me têm agarrado
Neste meu doce destino
que é cantar o Fado para todos vós!

Rita Inácio - 2003

quarta-feira, maio 10, 2006

... Humor III ...

...há dias que adoraria poder comportar-me de determinadas e certas maneiras...

Merapi

Merapi é considerado um dos mais poderosos vulcões do círculo de fogo do Pacífico, e começou, durante esta noite, a expelir lava, esperando-se a qualquer momento uma erupção.
Trata-se de um vulcão activo, cujas erupções vitimaram um número significativo de pessoas, vitimando em 1930 cerca de 1800 pessoas. E neste momento foram evacuados 30 mil habitantes... e espera-se... espera-se..., porque na verdade, não há nada a fazer..., apenas fugir e esperar...
Para uns é um espectáculo que não se pode perder, para outros trata-se de uma fuga, de pânico, de medo, senão de perda...

Resta apenas esperar... esperar...
Trata-se da Mãe Natureza a falar,... e quando assim é,... resta esperar...

Tradição Académica

Embora algumas tradições tendam a acabar, Coimbra não deixa que isso aconteça à sua Tradição Académica!
E Hoje sai mais um cortejo Académico! 86 carros alegóricos que partem do Largo D. Dinis, pelas 15h, e descerão até à Baixa de Coimbra, animando as ruas da cidade com as cores dos cursos.
Contudo este cortejo já teve um acidente! O carro dos quartanistas de Medicina ardeu,... mas eles não deixarão de fazer a festa!

Já fui finalista, e também já tive a minha benção, a 14 de Maio de 2005,... e foi uma satisfação enorme,... uma alegria, um objectivo finalizado (ainda que não tivesse acabado o ano nessa altura),... sentia-se como se tivesse chegado à meta...
Hoje tenho saudades da vida estudantil...

terça-feira, maio 09, 2006

Portuguesa premiada internacionalmente

A Portuguesa Lídia Jorge foi reconhecida internacionalmente, com o prémio literário internacional Albatros da Fundação Alemã Gunter Grass.

Frank Boots

... descobri um génio da fotografia, e apaixonei-me pela sua obra... Frank Boots.

segunda-feira, maio 08, 2006

Divórcio

A cada 33 segundos termina um casamento europeu! E onde ocorre esse acontecimento com mais frequência é num país pequeno, à beira-mar plantado, com cerca de 10 milhões de habitantes, ou seja, Portugal!
E porque é que, cada vez mais, há divórcios?

No meu estado civil, continua a palavra solteira, e penso que continuará durante algum tempo! Mas ao ler estas notícias assusto-me, não consigo perceber, nem encontrar explicação lógica! Depois olho para os meus pais e vejo 34 anos de matrimónio! E volto a pensar no que mudou,... porque neles continuo a ver nos seus olhares um terno e mútuo carinho!
Questiono, mas não encontro respostas!

Será que as pessoas deixaram de ter tempo para os outros? Para mim perdeu-se a tolerãncia e o diálogo continua a ser inexistente! Vejo, ao observar o que me rodeia, que as pessas começam uma relação sem pensar que o outro é diferente, e depois, em vez de se aceitar o que o outro é, tenta-se mudar para o que se gostava que outro fosse!

TEMPO, TOLERÂNCIA, DIÁLOGO e RESPEITO! Será que ainda existe?

Titanic

Lillian Gertrud Asplund, a última sobrevivente norte-americana do trágico naufrágio do "Titanic", morreu, ontem, aos 99 anos em Worcester.
Nunca quis falar muito sobre o acontecimento, nem tirar protagonismo de tal,..., afinal no naufrágio perdera o pai e três irmãos.

Pensa-se que ainda existam duas sobreviventes, residentes em Inglaterra,...

sexta-feira, maio 05, 2006

Frederico Gil

Frederico Gil encontra-se nos quartos-de-final do Estoril Open, e hoje irá defrontar o argentino David Nalbandian.
Os jornais dizem que Frederico Gil espera um "milagre" frente ao argentino.
Eu apenas digo: "Força e Acredita!"

Erro

Como diz no jornal O Público: "Erro do ICN permitiu construção de Parque Eólico Espanhol numa área protegida em Bragança".

Ao que parece o Instituto de Conservação da Natureza (ICN) tinha informação indevida no seu arquivo, e resultado? Parque Eólico Espanhol em área protegida em Bragança.
O parque Eólico é, consideravelmente, grande, e está a ser instalado junto à fronteira, ou seja, à entrada do Parque Natural de Montesinho, uma das maiores áreas protegidas em Portugal.

E agora?
Agora pede-se aos Espanhóis estudos de impacto ambiental!

quinta-feira, maio 04, 2006

... Humor II ...

... acho que estão a ver a Rita de hoje ...
:))))

Prova de Ciências

Imagem enviada por mail por Marta Gachineiro.

quarta-feira, maio 03, 2006

Para as noitadas...

Digam lá que não sou amiga?

Donativos

Ajuda de Mãe trata-se de uma associação que apoia mulheres grávidas e mães em dificuldades.
A partir de hoje até sexta-feira, sob o lema "Dê o que não precisa a quem precisa", haverá, no Amoreiras Shopping Center, no Centro Comercial Colombo, no Cascais Villa e no Oeiras Parque, recolha de donativos.
Poderá doar roupa de grávida e de bebé, biberões, chuchas, cadeirinhas, carrinha, alcofas, camas de grades, fraldas até aos 9 meses, leite em pó, papas e brinquedos.
Pode, também, realizar um donativo monetário através do Número de Identificação Bancária.

(NIB) 003600419910030739005.

Memória Diária II

"Ao olhar para trás e ver que o percurso dos últimos trinta anos foi bem positivo, em todos os domínios, ganha-se, entretanto, confiança na capacidade de fazer as reformas necessárias para ultrapassar esses problemas."
Nuno Valério,Professor do ISEG "Nos trinta anos da Constituição", in Diário de Notícias, 03-05-2006

Concordam?

terça-feira, maio 02, 2006

Nos Teus braços me encostei
fechei os olhos
e adormeci!
Abraçaste-me contra o teu peito
sonhei, sonhei
E apenas sorri!



ENGLISH
In Your arms I leaned myself
I closed my eyes and I fall asleep
You hugged me against your chest
I dreamed, I dreamed
and I only smiled!

FRANÇAIS
Dans tes bras j'ai m'appuyé
j'ai fermé mes yeux et j'ai endormi !
Tu m'as étreint contre ta poitrine
J'ai rêvé, j'ai rêvé
Et j'ai seulement souri!

Extinção

São vários os factores que levam à extinção de algumas espécies. As alterações climáticas ou à caça sem regulamentação. Contudo, independentemente da causa, o ser Humano está quase sempre na sua origem.
Neste momento existem mais de 16 mil espécies em vias de extinção. Agora foi a vez do urso Polar e do Hipopótamo entrarem para a "lista Negra". Duas espécies bem conhecidas do Ser Humano e que, neste momento, encontram-se em vias de extinção.
No caso do Urso Polar a diminuição do seu Habitat Natural leva à diminuição do número de indivíduos, ao passo que no caso do Hipopótamo, a sua extinção, prende-se com a caça indiscriminada e não regulamentada.
A Mãe-Natureza não perdoa, mas a verdade é que ajudamos ao aceleramento do processo da extinção.