sexta-feira, abril 28, 2006

Adeus!

Em 1951 foi a sua estreia no Teatro Experimental, estreia essa que resultou em comentários como o publicado no Século ilustrado : "Glicínia Quartin uma ingénua dramática de grandes possibilidades".
Para além do Teatro participou em alguns filmes, entre os quais "A caixa" de Manoel de Oliveira.
Congratulada com vários prémios e nomeada para outros, como a sua nomeação para o Prémio Bordalo da Casa da Imprensa.

Nasceu em Dezembro de 1924 e ontem, aos 81 anos, fechou os olhos para dizer Adeus a um país onde deu alma, corpo e voz a várias personagens, no qual não deverá ser esquecida, onde deverá ser referência para o Teatro e cinema Português.

Adeus Glícinia!

iap XX

Pousada de Santa Marinha da Costa, projecto de Ampliação e Reabilitação
Arquitecto Fernando Távora

Ontem, dia 27 de Abril, realizou-se no Auditório da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto a apresentação pública do Projecto iapXX.
iapXX é um projecto , que se iniciou em Setembro de 2003, em que se realizou um inquérito à Arquitectura Portuguesa do século XX, inventariando as diversas obras desse período.

Se tiver curiosidade de ver as obras inventariadas do seu concelho ou da sua freguesia visite
iapXX.

quinta-feira, abril 27, 2006

... Humor I ...

... hoje sou o ser que está a ser abraçado pela Cobrita ...
... um Humor meio para o estrangulado ...
:)

Memória Diária I

"O 25 de Abril é um acontecimento cada vez mais ignorado pelos portugueses"

Boaventura Sousa Santos, "Visão", 27-04-2006

Concordam?

Portugal I

Lagoa das Sete Cidades - Açores - Foto cedida por Pedro Nobre via e-mail - OBRIGADA

Um país continental, atlântico,... um país com ilhas,... com mar,... com Lagoas.
Uma ilha verde com pastagens infinitas, com vapor das suas águas, com características vulcânicas.
Uma Lagoa, uma cratera, dividida em duas partes, a azul e verde...
Um Lugar Paradisíaco...

Cenário Português difícil de descrever... Isto é Portugal!

quarta-feira, abril 26, 2006

chernobyl

...para relembrarmos um desastre que tem 20 anos de marcas...

25 de Abril

“Um Portugal Velho e rotineiro de senhores e servos, estava ali vivo e presente. De mão vazia, ninguém pedisse justiça, conforto divino, instrução ou saúde. Parasitas do povo, o padre, o médico, o professor e o juiz, em nome de Deus, do saber, da lei e de Esculápio, exigiam-lhe todas as formas de preitesia, a começar pela mais concrecta: o óbolo dos frutos da terra. (…) Crédulo e submisso como há mil anos, o camponês gemia mas esvaziava a salgadeira, a tulha e o curral. Cair no desagrado de tais divindades, seria perdição total, neste mundo ou no outro. O Diário do Governo e o Boletim Diocesano não nomeavam funcionários públicos nem pastores de alma. Proclamavam omnipotências. E ai daquele que se recusasse a reconhecer-lhes a soberania! Do pé para a mão, acordava (…), com um círculo de maldição à volta.”

Miguel Torga, “A criação do Mundo – O Terceiro Dia”, Coimbra, edição original de 1938.

Miguel Torga terá sido um dos que criticou o Estado Novo, um estado que surgiu como nova ordem institucional, erguida sobre supostos novos símbolos e discursos, os quais estavam vinculados num estado Autoritário e burocratizado. Afastava-se nas elites literárias, das elites das artes, afastava-se da cultura, do saber, e com o seu afastamento, levou a que, o próprio povo, também de afastasse de tudo isso.
Desde de 1930 que Salazar veio a instaurar no país um governo baseado nas ideias ditatoriais, ideias que iam surgindo por toda a Europa. Sendo assim, o governo começou a dominar um escol de funcionários nomeados politicamente a partir do topo, funcionários, que supostamente serviam para ajudar à unificação do Poder do Governo, ao bem estar da Nação, mas que serviam para informar o mesmo de pessoas que falassem mal da acção governamental. E surge a PIDE a famosa Polícia de investigação e defesa do Estado, … que espalhou o medo, o pânico e acima de tudo o silêncio de um povo descontente, de um povo pobre de um povo que não tinha Liberdade de Expressão. O medo assombrou as casas, as pessoas, o espírito de luta, … havendo sempre alguém com coragem de lutar, com coragem de manifestar o seu desagrado por viver numa política, em que a concentração dos poderes estavam num só Partido, senão numa só Pessoa.
Este regime autoritário isolou Portugal interna e externamente, … isolou-nos do Mundo, e embora tudo tenha uma balança, embora exista sempre atitudes positivas e negativas, neste caso, e quem viveu durante o Estado Novo, apenas relembra as negativas. Foi o desgaste, a saturação o descontentamento que levou a que se originasse a Revolução dos Cravos, a Revolução do 25 de Abril.
De repente, e como “Castelo de Cartas” mal colocado, um regime com quarenta e quatro anos de existência, a mais velha e conservadora ditadura Europeia, caia sem que alguém surgisse em sua defesa. A guerra colonial, a crise petrolífera, o isolamento do regime e a repressão que abafava o pulsar colectivo, criaram o terreno propício a um Golpe de Estado. Golpe de Estado que relembraremos como a nossa Liberdade, o fim à opressão, o direito a Liberdade de Expressão, o direito aos Direitos Humanos.
Sem dúvida que devemos lembrar Salgueiro Maia e os Capitães de Abril, assim como do gesto de se colocar um cravo no cano da espingarda de um soldado, … mas mais do que isso devemos lembrarmo-nos de um povo que também lutou, que foi oprimido, e que se juntou aos militares para usufruírem da Liberdade.
Contudo o 25 de Abril é diferente para as várias gerações, para as mais novas apenas um relembrar do que se conta, para as mais antigas um alívio por ter Liberdade. Mas o 25 de Abril não pode ser visto apenas como a queda do Fascismo, temos que olhar e pensar, principalmente perceber que para além dos direitos adquiridos também adquirimos deveres, obrigações e respeito pelo próximo. Hoje podemos falar, contradizer, discutir a forma como o poder executivo deve trabalhar, e inclusive o órgãos executivos e deliberativos podem ser compostos por Homens e Mulheres, … podem ser de vários partidos, podem acreditar em ideais diferentes, mas não podemos esquecer que, muitas vezes, onde a Liberdade de uns começa acaba a de outros. Querendo dizer que devemos colocar de lado as diferenças políticas, e devemos respeitarmo-nos como Seres Humanos que somos, … por vezes é difícil, mas não devemos usar a Liberdade adquirida com o 25 de Abril para ofender quem quer que seja.
Por vezes esquecemo-nos que Liberdade e Libertinagem são coisas diferentes, e que a Revolução dos Cravos trouxe-nos a possibilidade de trabalharmos em conjunto, em colocar ideias em cima da mesa, e discutir o que é melhor para a sociedade, mas também em respeitar os ideais políticos de cada um.
Desde 1974, o tempo correu depressa, o tempo corre, mas já passaram trinta e dois anos, seria bom que todos parássemos um pouco para pensar se estamos a seguir o bom caminho, se a democracia em Portugal respira e pode respirar com toda a sua força. Era bom que usássemos o que a evolução nos trouxe e que tivéssemos finalmente a coragem de dizermos o que pretendemos, participarmos e solicitarmos a participação de todos na construção democrática.

O 25 de Abril foi uma revolução necessária, a evolução essa depende de nós e do que queremos da democracia que conquistamos.

Por isso digamos com respeito Viva a Liberdade, Viva o 25 de Abril.

Rita Inácio, texto lido em Assembleia Municipal...

sexta-feira, abril 21, 2006

"Lista de Preferências" - Bertolt Brecht

"Culturas e Liberdades" lançou um desafio ao memorandu...
Realizar uma nova versão do poema "Lista de Preferências" de Bertolt Brecht, deixando as palavras a negrito..., sendo assim aqui vai:


Alegrias, relembradas
Dores, passadas
Casos, esquecidos
Conselhos, vividos!

Meninas, outrora
Mulheres, agora
Orgasmos, na hora!

:)))))))))))

Ódios, esquecer
Domicílio, fazer!

Adeuses, breve finalizar
Artes, contemplar
Professores, escutar

Prazeres, deliciosos
Projectos, caprichosos!

Inimigos, amá-los
Amigos, respeitá-los

Cor, luminosidade
Meses, e passa a idade...

Elementos, toda a gente
Divindades, os que estão presente!

Vida, fugidia
Morte, decerto um dia!


Sendo assim, para continuar peço ao Reflexus, Nata de Loulé, Assédio... para tod@s e para A Chuva miudinha.

Desafio XIII - desvendado

Desvendado por "um crepe à solta na net"... merci mon amie
Greta Lovisa Gustafsson, mais conhecida por Greta Garbo, nasceu no ano de 1905, e faleceu no ano de 1990.
Actriz de cinema de sueca, naturalizada norte-americana, conhecida por "A Divina".
Os seus filmes mais conhecidos são: "Amor", 1927, "A Mulher Divina" e "A Dama Misteriosa", 1928, "O Beijo", 1929, "Romance", 1930 "Inspiração", "Mata Hari", 1932, "A Rainha Cristina", 1934, "Ana Karenina", 1935, "Camille", (para os críticos o seu melhor filme) e ainda "Margarida Gautier", 1936, "Maria Walewska" (1937) "Ninotchka", 1939 e "A Mulher de duas caras", 1940.

Saiu das telas no auge da sua carreira e fama, por volta do ano de 1947, conquistando assim um lugar de destaque na sétima Arte.

quinta-feira, abril 20, 2006

Miro

Barcelona foi a cidade que viu nascer Joan Miro. Esse acontecimento faz hoje 113 anos.

Embora seja contemporâneo do fauvismo e do cubismo, tentou criar, na sua pintura, meios de expressão metafóricos,... e assim encontrou a sua própria linguagem artística.

Desafio XIII - 5ª Foto

Será que assim é mais fácil? Qual o nome desta atriz?

...

As pétalas são beijos,
Os beijos são desejos!
Desejos são sentimentos
de duas rosas entrelaçadas...

19/Abril/2006

quarta-feira, abril 19, 2006

Feira do Livro de Algés


Organizada pela Caminho Divulgação e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, a Feira do Livro de Algés realizar-se-à do dia 20 de Abril ao dia 10 de Maio, das 9h00m ás 20h00m, no terminal dos autocarros de Algés.

Dia 23 de Abril, Dia Internacional do Livro, visitem a feira, aproveitem as promoções do dia, a preços reduzidos.

Luís Sttau Monteiro

Luís Sttau Monteiro nasceu em Abril do ano de 1926... Teria 80 anos se tivesse entre nós...
Ficcionista, dramaturgo e autor de vários romances, como "Angústia para o Jantar", "Um Homem não chora", entre outros. Mas o destaque vai para o livro "Felizmente Há Luar!" (livro de leitura obrigatória no ensino secundário), publicado em 1961, distinguido com o Grande Prémio do Teatro. Este livro foi mais um proibido pela Censura, e Luís Sttau Monteiro viria a ser preso em 1967 pela PIDE, após a publicação das peças de Teatro "A Guerra Santa" e "A Estátua", sátiras que criticavam a ditadura e a Guerra Colonial.
No mês que se comemora a liberdade... relembremos Luís Sttau Monteiro.

terça-feira, abril 18, 2006

Mãe Natureza

Danúbio, património Mundial, importante rio europeu que atravessa vários países como a Áustria, Bulgária, Croácia, Alemanha, Hungria, Moldávia, Eslováquia, Roménia, Ucrânia, Sérvia e Montenegro. A sua bacia estende-se por 817 000 km2.
Visto do céu, e em fotografia, parece que estamos a olhar para o Paraíso, mas a verdade é que o Danúbio atingiu o seu nível mais alto dos últimos cem anos, obrigando 3200 pessoas e cerca de 6000 animais a serem evacuados, nos últimos dias, e o número tende a aumentar.

Desafio XIII - 4ª Foto

Pista: ... actriz ...

segunda-feira, abril 17, 2006

Maus tratos...

Britney Spears e Kavin Federline foram protagonistas numa eventual cena de maus tratos.
Ao que se consta Sean Preston,filho de ambos, caiu de um cadeira de comer e fracturando o crânio. Azares acontecem,... mas ao que parece só levaram o bebé ao hospital passados seis dias. Ao chegar ao Hospital o médico ao aperceber-se da saúde do filho do casal apresentou queixa, e a Comissão de Protecção de Menores acabou por investigar o caso.
No mês passado o casal já tinha sido acusado de negligência porque a Britney foi apanhada a conduzir com Sean ao colo.

Mas embora tudo isto Britney e Kavin foram ilibados de qualquer acto de negligência...
Será que iremos ter mais cenas com estes protagonistas?

Lince Ibérico

Duas crias de lince ibérico nasceram em cativeiro este fim-de-semana no Parque Nacional de Doñana, na Andaluzia. A espécie encontra-se ameaçada, em vias de extinção e o desaparecimento progressivo da espécie prende-se com a degradação do seu habitat e com o escasso alimento.
Os esforços dos cientistas começam a dar resultados com o cruzamento de "Esperanza" e "Jub", visto que o resultado foi o nascimento de duas crias.

Contudo tenho as minhas preocupações, o Homem continua a ir contra o meio natural..., altera-o e não o deixa viver por si,... tenho receio que um dia o Ser Humano tenha o troco de tudo isso.

De qualquer forma o Lince Ibérico é um animal lindíssimo e há anos que não é visto um em Portugal. Por isso apenas tenho que dizer: PARABÉNS!

quinta-feira, abril 13, 2006

"Voltei"

Salvador Dali

Na verdade não cheguei a ir embora, nem a ausentar-me... porque Deus deve ter coisas mais importantes para se preocupar do que uma simples miúda que usa a net para colocar posts no seu Blog e para falar com os amigos que estão a estagiar fora de Portugal.

Enfim... e estamos nós na Quaresma! :(

... pecados ...

... caros amigos terei que vos deixar, porque ao que parece, a minha religião não me permite ter este blog,... entre outras coisas.

Agora percebo porque é que fiquei triste quando soube quem era o novo Papa.

quarta-feira, abril 12, 2006

Desafio XIII - 3ª Foto

Pista: ... a foto é de 1926

"lícito" e "aceitável"

"O Supremo Tribunal de Justiça considerou como "lícito" e "aceitável" o comportamento da responsável de um lar de crianças com deficiências mentais, acusada de maus tratos a vários menores." (in público)

Cresci a ver sempre um Deficiente Mental em casa... O meu tio! Trata-se de uma criança altêntica, com um mundo próprio, um mundo difícil de penetrar, difícil de compreender...
Hoje ele tem 59 anos e brinca com os meus sobrinhos, que têm quase 5 anos, continua uma criança com corpo de homem... a qual eu adoro...
Foge,... pede coisas ás pessoas, tráz lixo para casa..., foge... foge...
Castigá-lo não adianta... ele próprio diz que não sabe chorar..., prendê-lo não adianta... é difícil compreender um mundo que não conhecemos... é difícil penetrar nele...
Eu amo o meu tio,... adoro... e era a minha única companhia em criança,... com ele aprendi muitas coisas, principalmente a tolerância, aprendi dar valor à vida.

Como é óbvio custa-me ouvir notícias como esta! Ofensas corporais? Para quê?
Se a senhora tinha razão ou não? Não sei, mas uma coisa é certa, mostrou não ser adequada para a profissão que desempenha. Porque neste caso não podemos olhar para a profissão como o local de onde tiramos o ordenado ao fim do mês... trata-se de algo mais. Crianças com o seu mundo, que tem que ser amadas, respeitadas e orientadas... e neste caso não o foram...

Por vezes onde começa a nossa liberdade acaba a dos outros...
Custa-me ver o tratamento leviano que este caso teve... :(

terça-feira, abril 11, 2006

Anúncios de primeira...

Foto: Jacob Van Essen / EPA

Desta vez nem as ovelhas escapam... E como o que reina no mundo da publicidade é a imaginação... aqui está a última moda da Holanda...

... Junto às auto-estradas as ovelhas pastam nos verdes campos holandeses com capotes (iguais ou idênticos aos da imagem) estampados com publicidade.

Berlusconi

Saber perder é uma virtude...
Berlusconi parece que não a tem...

segunda-feira, abril 10, 2006

Desafio XIII - 2ª Foto

Who is She?

Festival Internacional de Banda Desenhada

Até 29 de Abril realiza-se a segunda edição do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Estarão abertas 11 exposições individuais e 3 colectivas.
O Destaque vai para George Pratt, autor do Batman.
A representação portuguesa é realizada pelos individuais Filipe Abranches, Pedro Morais, Pedro Nora, Horácio Gomes, Daniel Maia, Maria João Careto e Lam.
O núcleo central do Festival é a Casa da Cultura de Beja, havendo eventos no Museu Jorge Vieira - Casa das Artes, Museu Regional de Beja - Rainha D. Leonor e o Teatro Pax-Julia.
Um Festival para todos os gostos e com entrada livre.

sexta-feira, abril 07, 2006

O segredo mais bem guardado...

Cerca de 1 milhão de portugueses admite ter sido alvo de abusos sexuais, marioritariamente antes dos 16 anos. O abuso sexual deixa cicatrizes psicológicas e emocionais, e é algo que não se esquece... guarda-se e silencia-se... muitas vítimas de abuso sexual nunca chegam a denunciar por vergonha ou por medo... mas a cicatriz jamais sarará...

... mas Portugal não está sozinho nestes números, 11% dos nossos vizinhos espanhóis também foram vitimados, e quem pensa que acontece em Portugal porque é um país atrasado está muito enganado, porque 15% dos Belgas foram vitímas de abusos, sendo o país com maior número de vítimas...

... chega a todo o lado, e em silêncio...

Desafio XIII

Who is She?

Saúde

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, e por ironia ou não, é o Dia em que se fala dos novos maços de Tabaco, ou melhor, das imagens que os mesmos passarão a trazer.
Ora, todos os dias aumenta o número de doentes crónicos do foro respiratório, e metade dos fumadores regulares vão morrer na sequência de doenças causadas pelo tabaco. Também sabemos que o Tabaco é altamente cancerígeno, que os adolescentes começam a fumar cada vez mais novos, … e que as doenças respiratórias aumentam a passos largos.

Eu não sou fumador, por isso, os maços tabaco trazerem imagens ou não é indiferente! Mas é isso que vai levar os fumadores a deixarem de fumar? Também não sou totalmente contra a colocação de imagens, … mas as mesmas deviam fazer parte de uma campanha de sensibilização, uma campanha que mostrasse aos fumadores e potenciais fumadores os vários caminhos que podem seguir (se assim o entenderem) … Possivelmente a reacção dos fumadores será a mesma que a minha, aquando olhar para as ditas imagens “e?”, onde é que isto leva?
Não acredito que as imagens levem pessoas a deixar de fumar, por muito horripilante que sejam! Por outro lado, depressa se escondem as imagens!

É necessário alertar e sensibilizar, mas tem que ser algo bem pensado e estruturado…

quinta-feira, abril 06, 2006

Comboio da solidão

Nesta estação fico sentada
à espera do comboio da Vida!
Comboio que tento escutar,
mas do qual nada escuto,
pois meus ouvidos surdos são!

Chega o comboio à estação,
sem que me aperceba disso,
Abrem-se as portas, meu corpo embarca,
Mas o meu ser fica,
sentado no banco de madeira...

Tempo a tempo, vida a vida,
Corre no momento, sobre uma ferida.
Este comboio que leva o corpo meu,
Enquanto a minha pequena alma
naquele banco, sentada, fica.

Vida a vida, sonho a sonho,
Este comboio se afasta
da estação da minha vida!
Como se todo ele, amado,
fosse contruído, unicamente,
da mesma matéria das nuvens e da cinza.

Dou por mim dentro do comboio,
a ver a paisagem a fugir!
Esquecendo da minha doce alma
presa, eternamente, ao momento
que aquela estação viveu.

Corre, corre, devagarinho
Comboio da minha essência!
Que eu fujo destas memórias,
que deixaram, docemente, presas
suas vidas ao meu Ser sozinho.

15 Setembro 2003

...

Saímos mas com a cabeça erguida.

quarta-feira, abril 05, 2006

...

... et pluribus unum ...

Barcelona

... tanto se fala de Barcelona,... de futebol,... mas eu não posso deixar de relembrar umas das obras mais emblemáticas daquela cidade, A Sagrada Família do Arquitecto António Gaudi...

Novo estádio do Zenith de São Petersburgo


Valentina Matvienko, governadora da cidade de São Petersburgo revelou as cinco companhias escolhidas para desenvolver o novo estádio do FC Zenit, nos próximos três meses. Ao todo concorreram 17 empresas na primeira fase do concurso internacional, sendo escolhidas as seguintes: Tomás Taveira, SA (Portugal), Internacional GMbH (Alemanha), Kisho Noriaki Kurokawa (Japão), Mosproekt-4 (Moscovo) e LenNIIproekt (São Petersburgo).

Opiniões e gostos a parte….

Tomás Taveira exerce arquitectura à mais de trinta anos, e nesse período há que destacar obras como as Amoreiras, a zona residencial das Olaias (Prémio Valmor), o edifício sede do BNU (hoje CNA) – outro Prémio Valmor, e mais recentemente, o Estádio de Alvalade, o de Leiria e o de Aveiro.
A sua Arquitectura é marcada pelo cromatismo e pelas formas exuberantes, e opiniões à parte, Taveira marca pela polémica e pela coragem de usar a cor num país marcado pela luminosidade do branco da cal!
Hoje o seu nome foi revelado como um dos escolhidos para a construção do novo Estádio do FC Zenit, e certamente será mais um estádio com bastante cor e formas exuberantes.

terça-feira, abril 04, 2006

... pensamento ...

"Todos pensam em mudar a Humanidade mas ninguém pensa em mudar-se a si próprio"
Leon Tolstoi

Discussão

Por norma as Freguesias têm que aprovar taxas para diversos serviços, sendo um deles o funeral dos Humanos.
Ora, no sábado passado, durante uma reunião preparatória para uma Assembleia de Freguesia, surgiu uma dúvida sobre o que era o quê?
Segundo a lei as Freguesias têm que cobrar taxas para sepulturas, jazigos e mausoléus..., e aqui surgem as dúvidas, afinal o que é um Jazigo? o que é um Mausoléu?

Fui ver ao diccionário e o Jazigo trata-se de um túmulo e o Mausoléu de um sepulcro sumptuoso..., parece que tudo era simples, mas não foi visto que como existem construções do cemitério que são Jazigos e têm nome de Mausoléu e vice versa, foi difícil explicar o meu desacordo com os valores e metros quadrados admitidos, pois para mim estavam ao contrário.

Já agora o que entende por Jazigo e o que entende por Mausoléu?

Não percebo...

Como é possível que em Lisboa, uma capital europeia, se continue a enviar para o Tejo os dejectos de cem mil pessoas, sem qualquer tratamento?
Como é possível que só para o segundo trimestre de 2007 é que poderá estar resolvido?
Como é possível que Carmona Rogrigues atribua culpas à continuação das obras do Metro na Praça do Comércio?
Como é possível continuar a despejar dejectos no Tejo sem tratamento?
Como é possível?

segunda-feira, abril 03, 2006

Taxa de alcoolémia

O consumo de alcóol não é uma moda moderna, pelo contrário, consta-se que será um hábito com data de 6000 a.C., aproximadamente.
Na mitologia o álcool era considerado como substância divina, e a palavra Whisky (do gálico Usquebaugh) significa "água da vida".
Contudo o álcool não deixa de ser uma droga psicotrópica que actua no sistema nervoso central. A sua ingestão diminui a coordenação motora e os reflexos, provocando, em muitos casos, graves acidentes...

Sendo assim...
Concorda com a redução da Taxa de alcoolémia?
Ou haverá outras medidas?

O Alcool...

... sem comentários ...

Desafio XII - desvendado

Um bom filho à casa torna, e o Sabichão voltou e acertou...

José Carlos Ary dos Santos, conhecido no meio social e literário por Ary dos Santos, nasceu em Lisboa a 7 de Dezembro de 1937.